Marketing

Banco do Brasil e Itaú são as únicas marcas brasileiras no ranking das 500 Marcas mais Valiosas do Mundo

Por Lucas Abreu

24/01/2025 11h18

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Instituições financeiras ocuparam, respectivamente, as posições 467ª e 274ª, com valores de marca de U$S 8,6 bilhões e US$ 5,2 bilhões

Na última terça-feira (21), a consultoria global Brand Finance divulgou o seu tradicional ranking das 500 Marcas mais Valiosas do Mundo. Ocupando as posições 467ª e 274ª, respectivamente, o Banco do Brasil e o Itaú Unibanco foram as únicas marcas brasileiras – como também da América Latina – a figurarem no ranking, graças ao amplo alcance, reputação forte e posicionamento estratégico que ambas possuem.

O Itaú alcançou um valor de marca de US$ 8,6 bilhões (R$ 51,6 bilhões), um aumento de 3% em relação ao ano anterior. A Brand Finance destacou que “há uma entrega consistente de resultados robustos, sustentados por um portfólio diversificado de serviços, incluindo banco de varejo, banco de investimento e gestão de patrimônio”, fruto das estratégias de transformação digital para garantir uma melhor oferta de serviços bancários pela instituição financeira.

O Banco do Brasil alcançou o valor de marca de US$ 5,2 bilhões (R$ 31,2 bilhões), o que representa uma queda de 4% em relação ao ano anterior. Entretanto, a instituição financeira ainda obteve destaques positivos pela Brand Finance, graças às suas políticas sociais que oferecem crédito para pequenos produtores agrícolas e empresários.

O relatório da Brand Finance também destacou a economia brasileira como uma das maiores do mundo, possuindo uma base industrial diversificada, um mercado consumidor dinâmico e uma forte atividade agrícola. “Este cenário econômico fornece terreno fértil para o crescimento e desenvolvimento de marcas fortes, particularmente aquelas reconhecidas pela população brasileira e que demonstram resiliência em meio à volatividade econômica”, aponta.

As Cinco Marcas mais Valiosas do Mundo

Quatro das cinco marcas apontadas como As Mais Valiosas do Mundo são do setor de Tecnologia. O primeiro lugar é novamente da norte-americana Apple, com valor de marca de US$ 574,5 bilhões, um aumento de 11% em relação ao ano anterior. A Microsoft obteve a maior valorização entre as marcas de tecnologia, com alta de 35% e valor de marca estimado 461,1 bilhões.

O Google alcançou a terceira posição do ranking, com alta de 24% e valor de marca estimado em US$ 413 bilhões. A Amazon aparece em seguida, na quarta posição, com alta de 15% e valor de marca estimado em US$ 356,4 bilhões

O Wallmart fecha o Top 5, com alta de 42% e valor de marca estimado em US$ 137,2 bilhões.