O novo banco digital – que estreia no mercado no dia 1º de outubro – chama-se BVIP é voltado para o segmento de beleza e estética e oferece conta digital, abertura de crédito, cartão de crédito, empréstimos, seguros e um balcão de negócios dentro da plataforma. “Quando começamos a desenhar, percebi que poderíamos ir mais além e levar o serviço bancário para nossos clientes da rede e para todo mercado”, explica Victor Conceição, CEO da rede Barbearia Vip, de Florianópolis (SC), que tem unidades também no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul.
A aposta do empresário é certeira. O setor de franquias no ramo de saúde, beleza e bem-estar faturou R$ 35 bilhões em 2020. Entre 2014 e 2019, o setor cresceu 567%. Só seu número de profissionais aumentou de 72 mil para mais 480 mil neste período, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).
O projeto visa “acabar” com a bitributação do segmento, onde a solução do BVIP fará o repasse de comissões na máquina do cartão e sistema de gestão. Desta forma, a comissão do profissional vai direto para ele e loja tributa apenas sua parte na comissão.
A operação do novo banco inicia com as 46 unidades da Barbearia Vip e, em seguida, foca nos 200 mil clientes da rede, que automaticamente passam a fazer parte do programa de fidelidade – com compra recorrente.
A terceira etapa é a abertura ao mercado, onde a expectativa é que 1000 empresas do ramo de estética passem a usar os serviços do banco já no primeiro ano.
Mesmo com a pandemia, a Barbearia Vip registrou aumento de 10% em relação a 2019, com sete novas franquias inauguradas em 2020. O faturamento da rede em 2019 foi de R $19,8 milhões e, em 2020, a franqueadora faturou R$ 25 milhões. “Assim que a vacinação estiver concluída, rapidamente chegaremos a 60 franquias”, finaliza Conceição.