O caso de assédio e importunação sexual ocorrido no Big Brother Brasil 2023 (BBB 23), envolvendo a modelo e influenciadora mexicana Dania Mendez, que esteve participando de um intercâmbio do reality, virou pauta também no mercado, chamando a atenção das empresas que “colaram suas marcas” naquela que é chamada de a “casa mais vigiada do Brasil”.
Antes da decisão da Globo de expulsar os participantes, ao longo de todo o dia, diretores e representantes das marcas patrocinadores do BBB 23 conversaram e cobraram uma atitude firme, por parte da Globo, em relação aos episódios da noite da festa.
No início, os patrocinadores haviam combinado de não se manifestar até uma decisão da Globo. No fim da tarde, no entanto, por iniciativa própria, o Mercado Livre, foi a primeira marca a se manifestar publicamente sobre o tema.
Em seu perfil no Instagram, o marketplace publicou a frase “Chega de Assédio”. Mesmo sem citar o programa, a marca deixa claro que “até mesmo um aperto de mãos só deve acontecer quando há consentimento de ambas as partes.”
Na sequência, após a postagem do Mercado Libre, Ademicon, Riachuelo, Coca-Cola, Nestlé, Seara, Chevrolet e outras marcas patrocinadoras do BBB 23 também começaram a usar as redes sociais para se manifestaram sobre o episódio.
Segundo a especialista em Marketing Jennifer de Paula, as marcas fazem parte da sociedade, e há bastante tempo elas deixaram de ser apenas rótulos e passaram a ser entidades.
“A nova geração que cresceu nas mídias digitais, é um público mais inclusivo, que tem uma voz cada vez mais ampla. Esse público já demanda esse novo discurso, mas, o mais importante, espera que ações sejam realizadas. ”
Quando o posicionamento é feito da forma correta, há uma amplificação dos esforços de comunicação. Com a mídia ganha, novos seguidores da marca aparecem. Isso aumenta as chances de fidelizar um cliente, o que, para a marca, é uma economia duas vezes maior do que conquistar um novo.
“Mesmo quando acontecem ataques de lados conservadores, que são cada vez menores, o balanço final do ativismo costuma ser positivo. Ao contrário das gerações mais antigas, digamos assim, que tendem a ter a fidelização atrelada a qualidade do produto, as novas gerações precisam que outras necessidades do fluxo sejam resolvidas, como as ações da marca”, acrescenta.
Veja os posicionamentos das marcas:
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Respeito e consentimento são necessários em todas as relações e em qualquer idioma. pic.twitter.com/x3iKtDqMaY
— Seara Brasil (@seara_brasil) March 17, 2023
? Papo reto aqui pra vocês: a magia só acontece na base do respeito. ?
Qualquer atitude contrária aos nossos valores NÃO nos representa e não passamos pano!
— Coca-Cola Brasil ? (@CocaCola_Br) March 16, 2023
Existem limites que não podem ser ultrapassados e assédio é um deles. Não tem nada a ver com a roupa que uma mulher usa. Defendemos o direito de todas serem e usarem o que quiserem sem ter o corpo invadido. Nossa solidariedade às mulheres que passaram e passam por esta situação.
— Riachuelo ?? (@riachuelo) March 16, 2023
Passando para lembrar: não é não! pic.twitter.com/b7FPRB0sZf
— #AdemiconNoBBB ? (@ademicon) March 16, 2023
Assédio não! A Pague Menos defende veementemente que todas as mulheres devem se sentir seguras e respeitadas em qualquer lugar, em qualquer situação. Não é não, e seguirá sendo. Saiba como agir em casos de assédio ou importunação sexual: https://t.co/p7igbMHWSr pic.twitter.com/gVDd5F7Lpl
— Pague Menos no #BBB23 ? (@paguemenosbr) March 17, 2023
No #BondeDaCurtição, o respeito vem em primeiro lugar. Engov está ao lado das mulheres contra o assédio.
Uma festa sempre deve ser um espaço seguro e divertido para todos e todas. pic.twitter.com/lajRqUR9sP— #EngovNoBBB (@Engov_Oficial) March 17, 2023
Pessoal, hora de falar sério: pic.twitter.com/9ynULOoZS1
— Rexona (@rexonabr) March 16, 2023
Chega de assédio ✋? pic.twitter.com/QkjHbLfKmw
— Downy No #BBB23 ? (@DownyBRA) March 17, 2023
A Stone acredita que qualquer relação deve ser baseada no respeito, integridade e consenso entre todas as pessoas, independente de qualquer cenário ou circunstância. Por isso, reforçamos que não acreditamos em qualquer conduta que seja incompatível com esses valores.
— Stone no #BBB23 (@SejaStone) March 17, 2023
A afirmação pode até parecer exagero, mas não é. 30 milhões de mulheres foram vítimas de assédio em lugares como casa, na rua, trabalho, transporte público ou academia. Se você foi vítima ou presenciou algum tipo de assédio ou importunação sexual, DENUNCIE. + pic.twitter.com/eJMp82TZtC
— #AlwaysNoBBB (@AlwaysBrasil) March 17, 2023
Um “não” passa longe de ser confuso, muito menos brincadeira: NÃO é NÃO! ?
A família Vick repudia firmemente todas as formas de assédio: respeito não é opção, é prevalência. Se você foi vítima ou presenciou algum tipo de assédio ou importunação sexual, ligue 180 e DENUNCIE. pic.twitter.com/cS0cbjaVGj— #VickNoBBB (@VickOficialBR) March 17, 2023
Pantene repudia qualquer tipo de assédio. Acreditamos que esse é um problema social e estrutural, com impactos danosos e dolorosos para a sociedade e, sobretudo, para as mulheres. Seguiremos reafirmando: todos os corpos e histórias merecem respeito.
— Pantene No #BBB23 ? (@PanteneBrasil) March 17, 2023
Acreditamos em uma comunidade inclusiva e na expressão individual sem medo de abusos, no mundo virtual ou real. Não toleramos assédio. pic.twitter.com/4R89jxEIRl
— TikTok Brasil (@TikTokBrasil) March 17, 2023
Não é sobre bebida. Em qualquer situação, não é não. A Amstel repudia os comportamentos dos participantes e presta solidariedade a todos que sofreram e sofrem com este tipo de situação. Somos totalmente contra qualquer tipo de assédio. I AM RESPEITO. pic.twitter.com/t5nUiWY0Ng
— #AmstelNoBBB ? (@AmstelBrasil) March 16, 2023
Aqui no Carrefour acreditamos que todas as relações precisam ser baseadas no respeito e no consentimento. Infelizmente, todos os dias, mulheres sofrem situações de assédio. É importante dar luz a este tema tão sensível e gerar o imediato acolhimento.
— ADM do Carrefour ? (@carrefourbrasil) March 16, 2023
O respeito é um valor inegociável em nossas relações. Repudiamos qualquer forma de assédio e entendemos que é nosso papel, cada vez mais, nutrir o diálogo para conscientização da sociedade.
— Chocolates Nestlé Classic no #BBB23 ? (@NestleChocoBR) March 16, 2023
— Zé Delivery ? (@ZeDelivery) March 17, 2023
O único caminho é o do respeito. Não é não em todos os idiomas. pic.twitter.com/qd4wNNKrpm
— Chevrolet Brasil (@chevroletbrasil) March 17, 2023