Responsabilidade

Beach Park ingressa no Pacto Global da ONU no Brasil

Por Redação

15/05/2023 16h22

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

A marca se compromete a reportar anualmente o progresso em relação aos Dez Princípios.

 

O Beach Park acaba de assinar o Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda. A adesão do Beach Park reforça o seu compromisso com a sustentabilidade, onde já executa ações em diversas frentes.

 

O destino turístico mantém sua própria Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e é pioneiro no tratamento e reaproveitamento da água. A iniciativa está ligada ao ODS 6, que visa garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.

 

O Beach Park também executa ações referentes ao ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico: por meio do Programa Capacita Aquiraz, em parceria com a Prefeitura de Aquiraz, a comunidade do entorno foi treinada em cursos voltados para o mercado turístico. Já em parceria com a Faculdade de Ensino Portal (FEP), o Beach Park capacitou duas turmas em Hotelaria Básica, posteriormente contratadas pelo empreendimento ou por outras empresas da região.

 

“A adesão ao Pacto Global da ONU reforça o posicionamento do Beach Park em promover ações de sustentabilidade e de renovar o compromisso com a implementação da Agenda 2030, ao nos unir com outras importantes organizações em favor da resolução de questões cada vez mais urgentes e imprescindíveis para alcançarmos um futuro sustentável”, avalia o CEO do Beach Park, Murilo Pascoal.

 

O Beach Park ainda possui Certificação Lixo Zero 2022/2023 do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB). A empresa realiza coleta seletiva, em que mais de 95% de seus resíduos são destinados para a reciclagem ou são transformados em novos produtos. As ações se relacionam com o ODS 12.

 

Já em consonância com o ODS 13, a empresa neutralizou as operações do parque aquático, adquirindo, para isso, 141 créditos de carbono oriundos do projeto Envira Amazônia – um projeto REDD + (Redução de Emissões por Desmatamento evitado e Degradação), que protege 39 mil hectares de floresta tropical brasileira.

 

Sobre o Pacto Global das Nações Unidas:

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. 

 

Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. 

 

Criado em 2003, o Pacto Global da ONU Brasil, hoje é a terceira maior rede local do mundo, com mais de 1.600 participantes. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.


Confira também: 

Gerdau, Ifood, Itaú, Linkedin, Magalu, Nubank e Vale se unem para contribuir com o desenvolvimento e pertencimento dos profissionais negros

Entenda os impactos do PL das Fake News, segundo especialista em Ciências Políticas

São Geraldo adota definitivamente o uso de sua garrafa verde na linha retornável