Mercado

Bem-estar, liderança e autocuidado foram temas do Café com RH 2024

Por Redação

17/06/2024 14h30

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Unimed Fortaleza lançou no evento a campanha “Um grande plano em todos os detalhes” 

Na última quinta-feira (13), no Teatro RioMar Fortaleza, a Unimed Fortaleza realizou a 16ª edição do Café com RH. Reunindo cerca de 900 participantes, o evento contou com mais de 10 horas de conteúdo protagonizados por Guilherme Portugal, Nazareno Junior e Fernanda Honório, Caroline Marcon, Sandra Gioffi, Priscila Siqueira e Izabella Camargo.

Na abertura do evento subiram ao palco Dr. Marcos Aragão, Presidente da Unimed Fortaleza, e Dr. Fabrício Martins, Diretor Comercial da cooperativa. O presidente contextualizou a chegada de um novo produto da Unimed, o Proteção 360º, que visa oferecer para as pessoas serviços que alcance diferentes instâncias da saúde.

“Cada vez mais vamos levar para o nosso cliente o conceito de saúde 360º, trabalhando desde a saúde financeira até procedimentos de alta complexidade nos nossos grandes hospitais. É um ecossistema completo de saúde para oferecer para toda a população cearense. Esse evento é fundamental para gente, porque é um evento que fala de pessoas para pessoas, e, o mais importante, é esse o retrato da Unimed Fortaleza”, fala o presidente.

Com campanha assinada pela Acesso Estratégia Criativa, a Unimed Fortaleza comunicou a chegada desse novo produto. Fabrício Martins, destacou que a diretoria da cooperativa é formada por médicos, e, isso, é um grande diferencial para compor esse olhar que visa cuidar de pessoas.

“Pensamos sempre em cada detalhe e temos o olhar humanizado para as pessoas. A Unimed Fortaleza é a única cooperativa do estado que oferece um hospital com Acreditação Internacional Canadense”, pontua.

Iniciando os conteúdos do evento, Guilherme Portugal, Diretor de Transformação da Gestão de Pessoas da Mercer, falou sobre como o People Analytics pode gerar valor para as organizações. O palestrante aponta que 44% das empresas possuem profissionais de dados/analytics, porém somente 7% possuem pessoas focadas em people analytics. Guilherme alerta sobre o estudo e aplicabilidade dos dados. 

Guilherme Portugal (Foto por: JCD Produções)

“O papel do RH também é desenvolver líderes. Para isso precisamos entender as pessoas e avaliá-las de maneira adequada. É importante ressaltar que as métricas de RH precisam ser alinhadas com os objetivos da empresa”, finaliza.

Na sequência, Nazareno Junior e Fernanda Honório, ambos da Unimed Fortaleza, trouxeram um painel sobre como equilibrar o orçamento com a gestão de benefícios. Pensando em trazer mais qualidade de vida para os colaboradores, os palestrantes trouxeram um panorama completo sobre bem-estar e como iniciativas simples podem promover saúde dentro das organizações. 

Nazareno Júnior e Fernanda Honório (Foto por: JCD Produções)

“Além de promover momentos de bem-estar para os nossos colaboradores, precisamos mantê-los informados sobre assuntos relacionados à saúde. Segundo a OMS, uma das questões sobre os cuidados com a saúde é a informação. Quando as informações de saúde chegam ao nosso time, conseguimos fortalecer o cuidado”, pontua Fernana.

Para fechar a manhã do Café com RH, Caroline Marcon, consultora, fala sobre os perfis de times e lideranças. A palestrante apontou como a confiança é indispensável na geração de produtividade. “Times reais empoderam as pessoas e sabem aproveitar todo seu potencial coletivo”, relata.

Caroline Marcon (Foto por: JCD Produções)

Caroline, ainda aponta como identificar as pessoas certas nas contratações a partir de 8 pontos. Confira: 

1. Inteligência e competência profissional

2. Nível de energia 

3. Mentalidade empresarial

4. Raciocínio conceitual 

5. Colaboração  

6. Empatia 

7. Integridade 

8. Comunicação 

Trazendo uma reflexão sobre a Geração Z no mercado de trabalho, Sandra Gioffi, fundadora da Be Nice, evidenciou o motivo pelo qual a nova geração não quer ocupar cargos de liderança. Mais preocupados com o propósito e a saúde, os jovens não possuem exemplos de bons líderes.

Sandra Gioffi (Foto por: JCD Produções)

“Ganhamos muito mais ao agregar todas as gerações e focar em tirar o melhor de qualquer força de trabalho, não somente da geração Z. Precisamos apontar para uma gestão que gere bons exemplos para os nossos liderados”, explica Sandra.

Priscila Siqueira, CEO da WellHub, apontou para a importância de mensurar os dados ao investir no bem-estar dos colaboradores. A palestrante mostrou como os custos de saúde estão cada vez mais altos e como a prevenção é a melhor chance de economizar.

Priscila Siqueira (Foto por: JCD Produções)

“O retorno é muito maior quando a gente traz mais soluções para a saúde integral”, aponta a executiva.

Por fim, Izabella Camargo, escritora e apresentadora, encerrou o evento falando sobre Produtividade Sustentável. Com uma interação ativa com o público, Izabella deixou um alerta sobre o autocuidado. 

Izabella Camargo (Foto por: JCD Produções)

“Você quer manter energia e evitar problemas de saúde? Então precisamos dizer não. Se vocês não se cuidarem, não conseguem cuidar de ninguém”, finaliza Izabella.

Para conferir a cobertura fotográfica do evento, clique aqui.