Lançado em 2020, o aplicativo teve um aumento de 315% no número de usuários ativos
O BeReal foi lançado em janeiro de 2020 com o objetivo de entregar uma rede social espontânea e imprevisível. Se destacando perante um cenário de plataformas sociais que permitem o uso de filtros de edição, os usuários do BeReal podem compartilhar uma foto não editada de si mesmos em um prazo máximo de dois minutos.
Segundo um relatório publicado em março pela Data.ai, o BeReal está em 4º lugar no ranking de aplicativos mais baixados nos Estados Unidos, Reino Unido e França, ficando atrás do Instagram, Snapchat e Pinterest. Ganhando popularidade nas universidades americanas, o aplicativo obteve em um ano cerca de quatro milhões de downloads, com quase 30% realizados em fevereiro deste ano.
Sem filtros ou curtidas, no BeReal os usuários são notificados uma vez ao dia para compartilharem uma foto que captura simultaneamente a câmera frontal e traseira do celular. Além disso, é determinado um limite de tempo para fazer a imagem com o intuito de impedir que o registro fuja da naturalidade, tornando-se uma funcionalidade que ainda diminui o tempo de uso dos usuários na rede social
Criando expectativa no público, o BeReal segue conquistando jovens usuários que estão ligados nas tendências. Intitulado nas lojas de aplicativos como “BeReal.Seus amigos de verdade”, o aplicativo se consolida como uma plataforma que prioriza o fortalecimento de vínculos reais.
Dessa forma, a nova rede se transforma em uma ameaça real para a popularidade do Instagram, podendo ser uma potencial plataforma que substitua a rede ou que aponte para a criação de uma nova funcionalidade no Instagram.
Confira também: