A empresária compartilhou as etapas de experimentação para produção de conteúdo no mundo dos influenciadores com foco na criatividade e decisões estratégicas no marketing digital
Nascida no Complexo da Maré, periferia do Rio de Janeiro, Bianca Andrade nasceu para brilhar. A Boca Rosa, como é popularmente conhecida, fez o encerramento do segundo dia do RD Summit 2022 e arrancou aplausos pela trajetória inspiradora e pioneira na creator economy.
Com um pouco mais de uma década de carreira, Bianca Andrade surgiu em paralelo à chegada do Youtube no Brasil, no ano de 2011. Ela criou uma conta na plataforma e passou a postar vídeos tutoriais de maquiagem aos 16 anos. Foi quando ela percebeu que poderia desenvolver uma persona e se transformar em uma marca ao criar estratégias inteligentes para ganhar visibilidade nas redes sociais.
“Antes mesmo de ser um trabalho, eu percebi que era um propósito. Eu me apaixonei pela possibilidade de transformar o jeito que mulheres se enxergavam. Na época, a profissão de criadores de conteúdo ainda era muito embrionária e eu fiz parte dessa primeira camada de influenciadores. Entendi que era interessante para o business ser uma pessoa magnética, que atrai a atenção e o interesse. E como fazer isso? Escutando o que as pessoas absorvem de você”, remonta a empresária.
Sua conexão com a indústria da beleza começou aos 16 anos, quando pediu para maquiar sua mãe. “Ela trabalhava demais para cuidar dos filhos, e acabava deixando de se cuidar. Não tinha muita vaidade”, explica Bianca. Hoje, aos 28 anos, a empresária e influenciadora digital se emociona ao lembrar a felicidade da mãe ao se olhar no espelho. A sensação de ver a mãe se sentindo bonita, com a autoestima elevada, a fez querer trabalhar com maquiagem. Dali em diante, a menina de 16 anos passou a comprar maquiagem com todo dinheiro que conseguia. As colegas da escola também se tornaram cobaias para suas produções, que passaram a ser publicadas primeiro em seu perfil no Orkut, depois em um blog.
Bianca percebeu que quanto mais criativa era, mais as pessoas repercutiam seu conteúdo. Assim, ela passou a multiplicar editorias e criar quadros para seu canal. Além disso, o storytelling sempre esteve presente na personalidade de Bianca Andrade, que aproveitou a habilidade e incorporou na sua marca. Assim, a influenciadora se popularizou, envolveu os usuários e conquistou a graça do público. Resultado disso, é a império Boca Rosa Company, case de sucesso em todo o Brasil por suas estratégias de marketing que a fizeram faturar milhões em pouquíssimo tempo. Propósito, planejamento e uma boa dose de coragem. Esses foram os ingredientes principais para o sucesso da Boca Rosa, destacou a empresária e influenciadora digital.
Os tutoriais de maquiagem para vídeos na internet, “quando tudo ainda era mato”, deram a Bianca uma arsenal de conhecimento que passaria a valer ouro. Também projetaram sua imagem e a marca Boca Rosa, até o contrato com a Payot, empresa de cosméticos sexagenária que ganhou vida nova ao se juntar com a influencer.
A ideia de pintar de rosa um dos casarões sobreviventes da Avenida Paulista e estampar toda a fachada do edifício com bocas rosas foi uma das maneiras de gerar “buzz” para o lançamento de sua linha de maquiagem com a Payot. “Sempre usei o buzz a meu favor”, diz. Fez isso até quando o buzz não foi tão positivo, como quando ela foi eliminada na quinta semana do Big Brother Brasil, em 2020.
No início deste ano, Bianca viralizou ao compartilhar intencionalmente seu cronograma de publicações no Instagram com o objetivo de mostrar aos seguidores que há uma estratégia por trás de cada publicação.
“A intencionalidade sempre fez parte da minha história, mas vai além. Eu sempre prestei atenção no meu público, no retorno das minhas ações, pois feedbacks são muito importantes para saber porquê você é atrativo e assim continuar inovando e sendo influente”, acrescentou.
O buzz mais recente aconteceu com a criação da Pink, o avatar da Boca Rosa no Metaverso, para o lançamento da linha de produtos inspirada no conceito do metaverso. Meio milhão de pessoas criaram seus avatares para comprar os produtos. Seu eu avatar deve usar o metaverso para falar sobre tendências, inovação e suas preocupações socioambientais. Segundo ela, a marca deve refletir o propósito e os valores de quem a construiu. Deve ser tratada como se fosse uma pessoa.
5 estratégias de marketing de Boca Rosa
Aprenda observando
O que motivou Bianca a entrar no universo do marketing foi a perspicácia de analisar o mercado e desenvolver diferencial nas campanhas que ela poderia estrelar. Olhar pessoas ou empresas que prestam o mesmo serviço ou vendem o mesmo produto que você de forma analítica pode ser muito interessante para ter insights e implementar boas estratégias e melhorias. Isso se chama benchmarking.
Collabs
Bianca apostou no lançamento de produtos em parceria com grandes marcas, cantores, está sempre em contato com pessoas importantes do meio em que trabalha. É o poder do networking e o uso estratégico de nomes interessantes que vão contribuir com o alcance de novos pontos de contato. Surfe no buzzword para gerar reputação positiva para você.
Lance tendências e não apenas as siga
Os melhores resultados chegam até empresas que ousam e criam as próprias tendências. Foi essa a ideia de Bianca Andrade ao entrar no Big Brother Brasil em 2020. Para a ocasião, Boca Rosa criou uma estratégia completa de divulgação no seu Instagram enquanto estava na casa, usando sua própria maquiagem no horário nobre da Globo para divulgar gratuitamente o seu nome e seus produtos.
Saia da bolha
Esteja sempre motivado pela oxigenação de ideias e pronto para mudanças. O mundo é dinâmico e sua marca também.
Mostre o produto na prática
Quem assistiu o BBB20 ou pelo menos acompanhou o Instagram na época, com certeza viu o meme que viralizou na rede: Bianca Andrade, chorando, sem borrar a maquiagem. Convença o consumidor no último grau.
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