Responsabilidade

Billboard Brasil lança ‘Over 30’ e destaca nomes de pessoas trans que são referência em suas áreas de atuação

Por Redação

11/01/2024 16h30

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Projeto criado pela Lew’Lara\TBWA celebra a vida de pessoas trans que venceram as estatísticas da violência e superaram a barreira dos 30 anos

Pelo 14º ano consecutivo, o Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo. Os dados do ‘Dossiê Assassinatos e Violências contra Travestis e Transexuais brasileiras’, realizado pela ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), revela que a expectativa de vida dessas pessoas é baixa e a maioria das vítimas de violência no país são de jovens entre 18 e 29 anos.

E se para alguns o sucesso chega antes dos 30 anos de idade, para outros, chegar nos 30 é um sucesso. Por isso, a Billboard Brasil, para questionar o destaque dado às personalidades que alcançam fama e dinheiro antes deste período, lança um projeto que dá visibilidade para as pessoas trans e travestis que venceram as estatísticas da violência, superaram a barreira dos 30 anos e se tornaram referência em suas áreas de atuação. Assim, em conjunto com a Lew’Lara\TBWA e Mynd, nasce a Over 30, uma edição especial que traz a primeira lista brasileira com as 30 pessoas que são referências em suas áreas de atuação e tem relevância na comunidade e na luta contra a transfobia no Brasil. Para a capa, foram escolhidas: a atriz, cantora e apresentadora Pepita, a cantora goiana Mel Gonçalves e a cantora, compositora, empresária e professora, Raquel.

A seleção dos nomes contou com uma consultoria especializada, que considerou o alcance, a relevância e a representatividade de perfis da comunidade. A lista buscou enfatizar aqueles que, não só sobreviveram à violência, mas que amplificaram suas vozes e puderam exaltar seus talentos a ponto de se tornarem referência em suas áreas de atuação.

Entre os 30 nomes escolhidos para a lista estão profissionais de diversas áreas como: Lina Pereira, Lea T, Noah Scheffel, Laerte, Roberta Close, Gabriela Augusto, Nany People, Thammy Miranda, Fernando Lins entre outros. Para conferir a lista OVER 30 na íntegra, acesse o site da Billboard Brasil, e a edição impressa da revista já está disponível nas bancas de todo o Brasil.

O projeto Over 30 contempla ainda outras frentes além da revista impressa para, de maneira robusta e consistente, reverberar a celebração da vida de pessoas trans e travestis, como mídia OOH e digital, conteúdo nas redes sociais e ainda um single, co-criado pelas 3 artista da capa – Pepita, Mel Gonçalves e Raquel – e pelo produtor musical e compositor Pablo Bispo, que será lançado em todas as plataformas digitais ainda no mês de janeiro.

A iniciativa não busca apenas destaque para o tema, mas também oportunidades para a comunidade e mudanças efetivas na sociedade. Por isso, todo o processo de construção do projeto OVER 30 contou com parte da equipe formada por profissionais trans nas áreas de criação, desenvolvimento, reportagens, fotografia, maquiagem, stylist e produção, além de contar com o apoio e consultoria liderada por Ariel Nobre, Diretor Executivo do Observatório da Diversidade na Propaganda. Além disso, 50% do lucro do projeto será revertido para a Casa Neon Cunha, de acolhimento para pessoas trans e vítimas de LGBTfobia.

FICHA TÉCNICA

Título: Billboard Over 30

Agência: LEW’LARA\TBWA

Cliente: Billboard Brasil

Produto: Over 30

CEO: Marcia Esteves

Direção Executiva de Criação: Rodrigo Tortima e Rodrigo da Matta

Direção de Criação: Thiago Lacorte

Direção de Arte: Thiago Lacorte, Paula Lopes e Caio Gatti

Redação: Cristina Prado e Hugo Nery

Consultor e Curador: Ariel Nobre

Managing Director: Evelin Batista

Negócios: Kézia Tonon

CSO: Raquel Messias

Estratégia: Bruno Lobo

Relações Públicas: Amanda Brandão e Yasmin Zampieri

CDMO: Vicente Varela

Mídia: Henrique Farias, Mariana Sobreira e Bruna Loredo.

BI: Leonardo Cunha e Fernanda Furlan

CCOO: Elise Passamani

Billboard Brasil

Diretora Artística: Camila Zana

Head de planejamento: Lucas Almeida

Mídia: Bárbara Rocha e Etiellen Souza

Líder do Projeto: Olga Barbosa

Auxiliar Artístico: Violeta Rodrigues Rivas e Izabelli Potter

Direção de arte: Marcos Artnoc

Design: Eduardo Pignata

Imprensa: Alisson Fernández

Produção/ Vídeo: Igor D’Souza, Pedro Amaral Machado e Samuel Fonseca Machado

Fotógrafa: Rafaela Kennedy

Equipe de Fotografia: Karla Brights e Pedro Jorge

Stylist: Aneco Oblangata e Flora Babylon

Hair & Make: Sasa Ferreira e Raphaela Cruz

CEO e Publisher: Fátima Pissarra

COO e Publisher: Carlos Scappini

Editora-chefe: Débora Miranda

Editor sênior: Sérgio Martins

Editora: Liv Brandão

Editor de estratégias digitais: Leandro Carneiro

Projetos especiais: Carina Liberato

Repórteres: Sanara Santos, Bruna Calazans, Guilherme Rocha, Isabela Pacilio, Isabela Pétala, Ludmilla Correia e Yuri da BS

Redes sociais: Guzmán Novaes