Estudo desenvolvido pela MField em parceria com a Opinion Box mostra que 7 em cada 10 brasileiros já fizeram compras influenciados por creators durante a Black Friday
À medida que a Black Friday se aproxima, empresas começam a implementar estratégias para aumentar seu market share durante a principal data do varejo global. Além das tradicionais promoções em pontos de venda, um estudo da MField, em parceria com a Opinion Box, destaca o papel crucial dos influenciadores digitais na amplificação de campanhas e conversão de resultados.
Com a participação de mais de 2 mil pessoas, majoritariamente mulheres e residentes da região sudeste do Brasil, o levantamento analisou o impacto das estratégias que utilizam a autoridade e influência dos criadores de conteúdo. Das gerações entrevistadas, destacam-se respectivamente os Millennials (32%), Geração X (31%), Gen Z (27%) e Baby Boomers (10%).
A pesquisa revelou que 59% dos entrevistados lembram de campanhas com influenciadores na Black Friday de anos anteriores, e 56% afirmaram ter realizado compras após serem impactados por ações personalizadas para a data. Em contrapartida, 32% disseram não terem sido convencidos a adquirir produtos, e 12% não se recordam se as compras foram influenciadas diretamente por creators nas redes sociais.
Os formatos de ativação, que vão desde simples stories até campanhas elaboradas e eventos presenciais, têm influência direta na conversão. Do total, 65% acreditam que eventos com influenciadores geram valor para as marcas, enquanto 34% seguem creators que oferecem descontos exclusivos e dizem que eles ajudam a encontrar as melhores promoções.
Entre os respondentes impactados por ações de influenciadores, 51%relatam maior curiosidade e interesse em conhecer os produtos sugeridos, 44% afirmam ter o desejo de compra despertado, 50% se sentem mais próximos das marcas que investem nesse tipo de ativação, e 39% estão dispostos a participar de eventos de vendas físicos ou online indicados por influenciadores.
A confiança gerada entre creators e suas audiências, crucial para o sucesso das campanhas durante a Black Friday, é fortalecida por alguns fatores-chave:
- Conteúdos e dicas úteis – 40%
- Autenticidade nos formatos – 33%
- Transparência sobre conteúdos pagos – 32%
- Propriedade sobre o assunto amplificado – 23%
- Criatividade e formatos únicos – 20%
- Interação com seguidores – 19%
Flávio Santos, CEO e cofundador da MField, especialista em marketing de influência, ressalta o papel dos influenciadores em estabelecer conexões genuínas com suas audiências, potencializando a influência especialmente em datas sazonais. “Vivemos na era da hiperconectividade, e quem consegue utilizar criatividade e autenticidade a seu favor se destaca. No digital, o timing sempre será determinante para o sucesso de um conteúdo, seja ele patrocinado ou não. As marcas já perceberam o potencial desses influenciadores, e acredito que a Black Friday deste ano será uma das mais fortes em termos de presença digital”, comenta Santos.
A pesquisa também analisou preferências e comportamentos dos participantes nas redes sociais, ajudando a traçar o perfil do consumidor para a Black Friday de 2024.
Entre as categorias mais compradas recentemente sob influência de creators, destacam-se:
- Produtos de Beleza – 30%
- Moda – 24%
- Alimentação – 21%
- Viagens e Turismo – 19%
- Tecnologia – 16%
- Casa e Decoração – 15%
- Saúde e Bem-Estar – 14%
- Artigos Esportivos – 12%
Já os formatos de conteúdos mais consumidos são:
- Tutoriais que ensinam a usar produtos – 48%
- Reviews e avaliações de produtos – 36%
- Unboxings de compras – 21%
Por fim, o estudo identificou as redes sociais mais acessadas pelas diferentes gerações, com destaque para o Instagram (88%), YouTube (75%) e Facebook (61%). Do total de participantes, 82% seguem influenciadores, e 81% acessam conteúdos de creators pelo menos uma vez por dia em diferentes plataformas.