Suiany Freitas da Incomum Estratégia, Chateaubriand Arrais da Tatics e Neto Mulato da BigDOOH comentam sobre o assunto
A Black Friday aquece o mercado brasileiro no dia 29 de novembro. Perto da data, o varejo aproveita a ocasião para antecipar promoções e partir na frente na corrida por clientes. Segundo o estudo Panorama do Consumo Black Friday 2024 realizado pelo Grupo Globo, o comércio brasileiro tem uma expectativa de faturamento estimado em R$9,3 bilhões.
O ambiente digital é o grande incentivador do ritmo de consumo da data. Com isso, as agências digitais têm papel fundamental na corrida por um espaço na mente dos usuários. Suiany Freitas, Diretora da Incomum Estratégia, aponta para a mídia programática, o uso de dados e o investimento em formatos e canais diferentes.
“Hoje o maior ativo da publicidade digital é entregar para o anunciante soluções ágeis e resultados sustentáveis, porém no período da Black Friday a competitividade acirrada e o volume de ofertas acabam dificultando a entrega desses resultados. Portanto, as agências digitais contribuem muito ao utilizar ferramentas que otimizem essas operações, um exemplo disso é a mídia programática, o uso de dados e a utilização de formatos e canais diferentes”, comenta Suiany.
Chateaubriand Arrais, CEO da Tatics, acredita que a Black Friday não é o cenário ideal para começar a pensar nessas estratégias, esses passos já devem ser comuns dentro da atuação da marca no ambiente digital. Para o executivo, é a partir do investimento em relacionamento ao longo do ano que a marca consegue colher bons resultados nesse período.
“Entendo que o relacionamento é a nova performance. Muito se fala de tráfego pago e, sim, é a principal forma de atração, mas as agências precisam também estar atentas às estratégias de nutrição e retenção destes potenciais clientes. Somente atrair, destinando dinheiro apenas para o tráfego, possivelmente o resultado não será satisfatório. Relacionar é preciso e são inúmeras as boas ferramentas existentes no mercado digital, especialmente voltadas para o e-commerce”, pontua.
Apesar do cenário competitivo, Suiany acredita que existe sim muito potencial a ser explorado na data, porém as marcas precisam investir em ser a primeira opção para os clientes. Segundo a Diretora da Incomum, um bom exemplo que ilustra isso é a ‘Pirâmide de Chet Holmes’, que explica o mercado potencial de clientes em diferentes estágios de interesse:
“O mais eficiente é trabalhar estratégias que se comuniquem com a maior quantidade de usuários que fazem parte do seu Target, a partir dos aprendizados que as ferramentas nos trazem no decorrer da campanha assim, aplicar otimizações que contribuam para os dois cenários, alcance e conversão”, finaliza Suiany.
Neto Mulato, Diretor Comercial e Marketing da BigDOOH, empresa especializada em mídia Digital Out Of Home, aponta como esse tipo de mídia torna-se ainda mais atrativa nesse período.
“A mídia externa tem um poder de impacto visual absurdo, e na Black Friday, com tanta gente nas ruas e nos shoppings, a gente consegue capturar a atenção dos consumidores de um jeito quase que instantâneo”, detalha Neto.
Segundo o Diretor Comercial e Marketing da BigDOOH, existem estratégias mais eficazes para impulsionar uma campanha com esse tipo de mídia, como:
- Segmente o público-alvo e crie mensagens personalizadas para cada grupo;
- Conte histórias que conectem a marca com os desejos e aspirações do consumidor;
- Utilize imagens que evoquem sentimentos positivos, como: felicidade, bem-estar e sucesso;
- Seja direto e objetivo. Ninguém tem tempo a perder. Mensagens curtas, chamativas e com um bom call to action funcionam muito bem. Exemplo: “Black Friday: Descontos de até 70% em tudo!”;
- Crie um senso de urgência: contagem regressiva, ofertas por tempo limitado, frases como “Últimas unidades”;
- Use a criatividade: imagens impactantes, cores vibrantes, elementos interativos;
- Integre com outras mídias: a OOH não precisa ser uma ilha isolada. Combine a mídia OOH com outras ferramentas de marketing digital, como redes sociais e email marketing, para amplificar o alcance da campanha.
- Call to action claro: incentive o público a tomar uma ação específica, como visitar o site, baixar o aplicativo ou fazer uma compra.