Pagamentos com Pix cresceram 37,5% na comparação com a mesma data comercial de 2024
A Black Friday 2025 não apenas aqueceu o comércio e os serviços, como registrou um crescimento expressivo nas vendas, segundo levantamento do Itaú Unibanco, que aponta alta de 28,5% no consumo em todo o Brasil. A apuração considera as transações processadas entre a zero hora e a meia-noite do dia 28, na comparação com a Black Friday no ano passado (29/11/2024), e as vendas realizadas nas Laranjinhas e nas soluções de e-commerce com cartões de débito, crédito, voucher e Pix. Ao analisar apenas o e-commerce, a alta foi de 33,25%.
Os pagamentos com Pix tiveram alta de 37,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os segmentos de destaque (considerando todos os meios de pagamento), supermercados teve alta de 32,4%, seguido por celulares, com crescimento de 23,9%, e farmácias, com 22,4% de aumento nas vendas no período.
“A Black Friday concentra o maior volume de transações do ano e testa, ao mesmo tempo, a confiança do consumidor e a capacidade operacional do varejo”, afirma Rodrigo Bizzotto, superintendente de Produtos da Rede, do Itaú Unibanco. “Nosso papel é garantir que esse aumento de fluxo aconteça com máxima performance e segurança, por meio de uma operação monitorada em tempo real e de soluções que combinam liquidez, conveniência e estabilidade. Nessa Black Friday, alcançamos 100% de disponibilidade sistêmica, ou seja, sem falhas, quedas ou indisponibilidade em nossa rede, o que garantiu pagamentos e recebimentos a qualquer momento.”
