A mentoria coloca o colaborador no “modo criador”, passando a enxergar o conteúdo como estratégia, não como obrigação
Realizado pela Blau Academy, a Mentoria In Company chegou ao mercado para oferecer uma imersão personalizada que leva a cultura da criação estratégica para dentro das empresas. O programa capacita equipes de até 15 pessoas, de diferentes áreas, para transformar conhecimento, cultura e propósito em conteúdo autêntico, criativo e colaborativo que fortalece a comunicação interna e externa da marca.
Segundo Gabriel Sousa, cofundador da Blau Academy, a mentoria coloca o colaborador no “modo criador”, passando a enxergar o conteúdo como estratégia, não como obrigação. Além disso, os participantes aprendem a gravar, editar e entregar vídeos que mostram cultura, bastidor e propósito de um jeito real.
“Hoje a atenção é o maior ativo que a marca tem e ela está cada vez mais disputada. A gente vive em um mundo onde 5,42 bilhões de pessoas usam redes sociais, e onde 76% dizem que foram influenciadas por conteúdo digital para comprar algo nos últimos 6 meses. Se o time não sabe transformar rotina em história, a marca some no meio do ruído. Quando o time cria com intenção, a marca cresce com verdade”, afirma.
“Setores como RH, Comunicação, Marketing, Comercial e Operações costumam ter ganhos significativos. Essas áreas lidam diariamente com pessoas, processos e informações essenciais, e a imersão prática permite transformar esse conhecimento em conteúdo estruturado, claro e alinhado aos objetivos da empresa”, complementa Vanessa Santiago, cofundadora da Blau Academy.
A metodologia é baseada em três pilares fundamentais: Mindset Criador (para despertar o olhar criativo e o senso de protagonismo de cada colaborador); Conteúdo Estratégico (para construir uma visão de conteúdo alinhada aos objetivos do negócio); e Prática Guiada – Aplicação direta (com captação, storytelling e edição de vídeos com o celular).
A mentoria é complementada como uma atividade prática em grupo, feita com o objetivo de estimular a colaboração entre áreas; reforçar o propósito da marca de forma criativa; e produzir vídeos e campanhas internas com identidade e estratégia. A dinâmica funciona como um desafio criativo corporativo, que une comunicação, criatividade e espírito de equipe.
“Esse movimento também ajuda a fortalecer o pertencimento, engajamento e colaboração entre áreas, resultando em uma comunicação mais integrada, humanizada e alinhada ao propósito institucional”, afirma Vanessa Santiago.
“Quando a empresa investe no time para criar conteúdo, o time abraça a marca de um jeito diferente. As pessoas passam a se enxergar como parte da história. Aumenta o orgulho, a vontade de participar e de mostrar o bastidor. O clima muda, o conteúdo melhora e a marca ganha voz real, a voz de quem vive ela todo dia”, complementa Gabriel Sousa.
