Tendência

Bluesky: rede social conquista público brasileiro com cerca 4 milhões de usuários ativos

Por Lucas Abreu

03/09/2024 17h01

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Criada pelo fundador do Twitter, Jack Dorsey, nova rede social superou o Threads da Meta, segundo dados recentes da Bites

Criada pelo fundador do Twitter, o estadunidense Jack Dorsey, a Bluesky tornou-se uma alternativa ao X, após o bloqueio da rede social no Brasil pelo Supremo Tribunal Federal. Segundo dados da consultoria Bites, a rede social alcançou a marca de 4 milhões de usuários na última sexta-feira (30), superando o Threads, da plataforma Meta, que obteve cerca de 3,3 milhões de usuários ativos no mesmo período.

A CEO do Blue Sky, Jay Graber, agradeceu aos usuários brasileiros em uma série de posts realizado nesta terça-feira (3). A executiva destacou a recepção calorosa por parte dos brasileiros e afirmou que os usuários fizeram “a escolha certa” em migrar para a nova plataforma. Além disso, Graber, com um meme, intitulou a rede social como um “aplicativo brasileiro”. Confira o post, abaixo:

agora este é um aplicativo brasileiro 🦋

[image or embed]

— JAY GRABBER🦋 (@jaygraberceo.bsky.social) Sep 3, 2024 at 11:34

“Nossa missão criar uma rede social aberta para conversas globais que seja divertida, saudável e que ofereça aos usuários mais opções do que plataformas onde as decisões são tomadas por um pequeno grupo de pessoas”, afirmou Graber, em entrevista realizada ao Correio Brasiliense no mês de abril.

O Bluesky começou como um projeto interno do Twitter, mas, desde 2021, tornou-se uma empresa independente. A rede social segue os moldes do X, onde é possível publicar textos de até 300 caracteres, compartilhar fotos e interagir com publicações de outros usuários. O diferencial do Bluesky é sua gestão descentralizada com servidores administrados por diferentes empresas e código aberto, o que dá aos usuários mais controle dos seus dados.

Interface do Bluesky, disponível em sua página inicial para login e cadastro de usuários

Personalidades brasileiras como Felipe Neto, Whindersson Nunes, Pabllo Vittar e o presidente Lula já se encontram no Bluesky. Além deles, perfis de veículos de comunicação como a Folha de S. Paulo, CNN Brasil e o G1 também se encontram em ativa na rede social.