Entrevistas

“Boas ideias são o nosso produto e a razão da nossa existência”, afirma Emerson Braga, CCO da Propeg

Publicado em

20/02/2024 11h16

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Em entrevista exclusiva ao Nosso Meio, o executivo repercutiu os prêmios levados pela agência no Prêmio Colunistas, falou sobre os processos de criação junto a equipe, desafios e as expectativas para os próximos passos da agência

O Prêmio Colunistas é uma das premiações mais importantes e tradicionais da publicidade brasileira. Ele reconhece e premia os profissionais e empresas que se destacam pela excelência e criatividade em diversas áreas da comunicação, como publicidade, marketing, design e mídia.

Com mais de cinco décadas de atuação, a Agência Propeg começa 2024 celebrando a conquista de 37 prêmios e o título de “Agência do Ano” no Prêmio Colunistas. Fundada em 1965 na Bahia, a Propeg possui a visão de transformar a maneira como as marcas se comunicam com seu público.

Com filiais localizadas em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, a Propeg se estabeleceu como uma das principais agências do país, atendendo uma ampla gama de clientes em diversos setores, desde governamentais até corporativos.

Emerson Braga, CCO da Propeg, concedeu uma entrevista exclusiva ao Nosso Meio e repercutiu os prêmios levados pela agência. Além disso, falou sobre os processos de criação junto a equipe, desafios enfrentados nos últimos anos e as expectativas para os próximos passos da agência.

Nosso Meio – O Prêmio Colunistas tem mais de 50 anos de existência e é um prêmio muito respeitado no meio da comunicação. Como foi a sensação de ter o trabalho da agência reconhecido em um prêmio tão importante?

Emerson Braga – Foi uma mistura de orgulho, gratificação e motivação. Ao longo dos seus mais de 50 anos, o Prêmio Colunistas continua sendo referência no mercado e um reconhecimento valioso para qualquer agência. Para a Propeg, essa conquista reforça ainda mais a confiança dos clientes na nossa capacidade em entregar resultados de alto nível.

NM- Gostaríamos de saber mais sobre o processo criativo por trás dos projetos premiados. Como a equipe da Propeg aborda a criação e desenvolvimento desses projetos?

EB- O nosso processo criativo é alimentado diariamente pelo pilar principal do conceito da agência: “We Sell Ideas”. Porque isso é o que somos, vendedores de ideias. As boas idéias são o nosso produto e a razão da nossa existência. Desde a concepção até a execução, há um foco intenso em entender os desafios dos clientes, identificar insights relevantes e transformá-los em ideias poderosas que impactem o público-alvo de maneira memorável e persuasiva.

NM- Quais são os principais desafios que a sua equipe enfrenta ao desenvolver projetos altamente reconhecidos?

EB- Somos uma agência com todo tipo de cliente. Mas é inegável que temos uma forte expertise em clientes públicos. E um dos principais desafios da Propeg ao desenvolver projetos altamente criativos em meio a tantas concorrências internas, é equilibrar a busca pela inovação com a necessidade de atender às demandas e expectativas dos clientes. Além disso, há o desafio de manter-se atualizada com as tendências e tecnologias emergentes, garantindo que os projetos permaneçam relevantes e impactantes em um ambiente em constante evolução.

NM- Como vocês mantêm a inovação e a criatividade em alta para garantir que continuem produzindo trabalhos de alta qualidade?

EB- Manter processos internos com uma grande pressão por resultados e pequenos prazos demanda uma incessante busca por um ambiente de trabalho que valorize a experimentação, o aprendizado contínuo e a colaboração entre os membros das equipes. Além disso, nós investimos em programas de desenvolvimento profissional, participação em eventos e parcerias estratégicas que estimulam a troca de ideias e o acesso a novas perspectivas. 

Essa cultura de inovação é reforçada pelo compromisso da agência em buscar constantemente novas formas de superar desafios e surpreender o mercado com soluções criativas e eficazes.

NM- Podemos falar um pouco sobre a colaboração dentro da equipe? Como diferentes departamentos trabalham juntos para criar projetos de sucesso?

EB- A colaboração é fundamental dentro das equipes da Propeg. E, quando eu falo em equipes, não estou falando apenas de departamentos. É muito mais do que isso. Estou falando de unidades independentes espalhadas por todo o país, que se retroalimentam pelo grande conhecimento de mercados regionais e nacionais. 

Diferentes departamentos, às vezes em unidades diferentes, trabalham em estreita colaboração, desde o planejamento estratégico até a execução criativa, garantindo que todas as etapas do processo estejam alinhadas com os objetivos do cliente, seus públicos e mercados. Esse é um diferencial competitivo do qual a Propeg não abre mão. Ser uma agência nacional com expertises regionais.

NM- Com base nos anos de experiência da Propeg, quais são os elementos-chave que contribuem para o sucesso de um projeto, além da criatividade?

EB- Além da criatividade, elementos-chave que contribuem para o sucesso dos nossos projetos incluem a profundidade do insight estratégico, a execução impecável, o alinhamento com os objetivos do cliente e a capacidade de gerar resultados mensuráveis. 

A combinação desses elementos nos permite criar campanhas que não apenas se destacam pela originalidade e inovação, mas também geram impacto tangível nos negócios e na percepção da marca.

NM- Como vocês avaliam o sucesso de um projeto antes de submetê-lo a prêmios ou à apreciação do público?

EB- A Propeg avalia o sucesso de um projeto por meio de uma série de critérios, que podem incluir a originalidade da ideia, o impacto na percepção da marca, o alcance e engajamento do público-alvo, a eficácia na geração de resultados mensuráveis e por último o reconhecimento por parte da indústria e da sociedade. Com esses pontos mapeados e cobertos, os prêmios são uma consequência natural.

NM- Considerando o reconhecimento da Propeg no mercado, como você enxerga o papel da equipe na manutenção desse prestígio e na busca por novos desafios?

EB- O reconhecimento da Propeg no mercado é resultado da combinação de sucessivas gerações de talentos publicitários e do compromisso com a cultura estabelecida na nossa missão como uma agência de vanguarda. 

O papel fundamental da equipe é manter esse prestígio através da busca contínua pela excelência, da inovação constante e da superação de desafios. Isso envolve não apenas a entrega de trabalhos de alta qualidade, mas também a construção de relacionamentos sólidos com os nossos clientes, o desenvolvimento e a retenção de talentos internos e a participação ativa na comunidade criativa.

NM- Quais são os desafios enfrentados pela agência em manter o título de “Agência do Ano” em um mercado altamente competitivo?

EB- Manter o título de “Agência do Ano” pelo terceiro ano consecutivo no N/NE é um desafio que a Propeg enfrenta com humildade, mas também com a consciência de que somos uma agência com DNA nordestino. 

Estamos “jogando em casa” e ser competitivos aqui é mais do que a nossa obrigação. Mas, para isso, precisamos manter o padrão de excelência em todos os aspectos do trabalho da agência, continuar inovando e surpreendendo o mercado com ideias e soluções criativas. 

Além disso, é essencial manter a agência adaptável e ágil diante das mudanças no cenário competitivo e nas demandas dos clientes.

NM- Por fim, qual conselho você daria para outras agências que buscam alcançar o mesmo nível de reconhecimento e sucesso?

EB- Sejam vocês mesmos, busquem alcançar uma identidade criativa, uma relação saudável e ética com seus colaboradores, não escolham o caminho mais fácil, invistam em talentos criativos em todos os departamentos, cultivem uma cultura de colaboração e aprendizado contínuo, e nunca percam de vista o objetivo principal: entreguem resultados que façam a diferença para os seus clientes. 

Vocês só serão indispensáveis para seus clientes se fizerem o que ele não é capaz de fazer.