A canção “Se Aprochegue São João” foi interpretada pelos artistas, conectando tradição e modernidade, como forma de celebrar a principal data comemorativa da região
Com a chegada da época mais esperada do ano pelos nordestinos, o São João, várias cidades e seus moradores dão início aos preparativos para a festança. Sabendo da relevância da data para a região, o Boticário, marca de beleza mais amada pelos brasileiros, lança campanha especial para celebrar o povo nordestino e a cultura local. A música já tradicional da marca nas campanhas dessa época do ano, “Se aprochegue São João”, deixa ser apenas uma trilha e ganha gravação e videoclipe inéditos e exclusivos, na voz do cantor pernambucano João Gomes em parceria com a Banda de Pífanos de Caruaru, com lançamento nas redes sociais e divulgação em TV aberta para a população nordestina.
Este ano, “Se aprochegue São João” é interpretada por dois nomes de diferentes gerações que conectam a tradição do São João nordestino, representado pela Banda de Pífanos de Caruaru, à modernidade de João Gomes. Com 99 anos de história, fundada em Alagoas, a Banda de Pífanos é um dos grupos mais antigos em atividade do Brasil, já tendo conquistado o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras, em 2004. Já João Gomes, com apenas 20 anos de idade, alcançou o topo das paradas brasileiras, sendo o primeiro cantor de piseiro a se apresentar em um dos maiores festivais de música do mundo, o Rock in Rio. Os artistas comemoram esse momento junto com o Boticário, unindo gerações e misturando o pifeiro com o piseiro em uma versão atualizada do hino de São João do Boticário.
João Gomes diz que estar com o Boticário nessa festa é especial e reforça a importância de honrar a cultura que veio antes dele e deu origem a tudo.
“Essas foram as pessoas mais importantes, as que deixaram os caminhos abertos para nós, jovens artistas nordestinos. Nos meus shows, eu canto umas três músicas de Alceu Valença, por exemplo, no futuro pode ser que alguém cante uma música minha, porque isso pode agregar no trabalho de outra pessoa e é assim que fazemos com a cultura vá além do seu tempo”, completa.
Já José Biano, filho de Sebastião Biano, um dos membros da formação original da Banda de Pífanos, essa é uma oportunidade única para mostrar o quanto a música popular brasileira ainda está viva e forte.
“É bastante sofisticado pensarmos nesse casamento da tradição com a modernidade, o quanto esse movimento revela a efervescência da música nordestina. Conhecer e dividir essa experiência com os novos cantores é perceber que o piseiro e pifeiro não vai morrer, tem gente boa olhando e valorizando a nossa história. Quando os dois ritmos se encontram, é uma explosão de São João”, completa.
Para Jacqueline Tobaru, diretora de Marketing Regional do Boticário, esta é a oportunidade ideal para a marca se “aprochegar” aos seus consumidores.
“Em 2023, trazemos em destaque um elemento universal de São João, a música, unindo a interpretação tradicional à moderna, em uma versão especial de ‘Se aprochegue São João’. Por meio de ações como esta, especiais para o nordeste, a marca solidifica, ainda mais, a sua conexão com os consumidores da região”, afirma a executiva, lembrando que a música estará acessível nos perfis da marca nas redes sociais e na plataforma Sua Música, reconhecida por dar visibilidade a artistas nordestinos.
Desde 2017, o Boticário realiza campanhas especiais para o período de festas juninas com o objetivo de homenagear os nordestinos, sua cultura, reconhecendo a importância da data e estabelecendo um pilar de conexão com o Nordeste. A canção de São João já foi interpretada por Dorgival Dantas, Solange Almeida, Elba Ramalho e Matheus Fernandes e ganha seu primeiro videoclipe com João Gomes e a Banda de Pífanos. Durante a pandemia, sem as comemorações presenciais, o Boticário promoveu live com Gil do Vigor e Solange Almeida que trouxe uma ação social para apoiar profissionais nordestinos envolvidos na festividade que tiveram cerca de 40% da renda comprometida pelo período de isolamento.
Agenda de eventos
O Boticário, estará presente em todos os estados nordestinos para compartilhar esta data tão importante para a região. Em Caruaru, uma sanfona de quatro metros de altura, que traz todo o simbolismo da música nordestina, localizada na estação de trem, reúne gamificação, experimentação de produtos, conteúdo interativo, musical e compras em loja temática.
Já em Campina Grande, a marca levará uma de suas Lojas Sustentáveis, pontos de venda que tem como grande diferencial o reaproveitamento de de plástico reciclável, e conta com baixo consumo de água no processo fabril, toda decorada para a data.
FICHA TÉCNICA
CAMPANHA/PLANEJAMENTO E CRIAÇÃO
Cliente: O Boticário
Marketing Regional: Rafael Marconi, Jacqueline Tobaru, Silvia Fernandes, Aroana Machado, Diego Meneses, Franchesco Calzolaio
Agência: Ideia 3
Título: Se aprochegue, é São João
Direção de Criação: Wilton Oliveira
Redação: Luriana Moraes
Direção de Arte: Paulo Germano, Victor Fernandes
RTVC: Rafael Picón
Atendimento: Hanne Rischard, Janaina Lanes, Mila Leony, Julyanna Santos
Planejamento: Renata Schubach, Jô Barros
Mídia: Eder Galindo, Moisés Silva, Rodrigo Stabolito, Leandro Cabral, Lorena Silva, Juliana Azoubel
MÚSICA
Produção musical, arranjo e mixagem: Back2back Produções Sonoras
Programações: Back2back Produções Sonoras
Sanfonas: Yacoce Simões
Voz: João Gomes
Percussão e pífanos: Banda de Pífanos de Caruaru
CLIPE E FILMES DE VAREJO
Produtora de vídeo: Macaco Gordo
Atendimento Produtora: Cau Meirelles
Diretor: Mateus Viana
Assistente de direção: Agnes Cajaíba
Diretor de Fotografia: Marcelo Brito
Coordenação de produção: Marzio Lacerda
Produção Base: Yasmina Sestelo
Produção Tráfego: Polly Prosa
Diretor de Arte: Marcelo Magalhães
Produção moda: Supernova
Make: Rafa Jones
Produção: Robinho / Carla Cervino
Elenco: Grupo Bando
FOTOS:
Dodô Villar (@dodovillar.foto)
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