Influência

Branding nas redes sociais, especialistas discutem estratégias com marketing de influência no MMA Impact Brasil 2023

Por Redação

11/04/2023 15h51

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A programação da manhã do primeiro dia de MMA Impact Brasil 2023 foi voltada para temas relacionados a marketing, inovação e tecnologia, uma das palestras que compôs a programação teve como foco “Social Media, Influência e Creator Branding”.

 

A condução ficou por conta de Rafael Kiso, Fundador e CMO da mLabs, o qual mediou o papo entre Fernanda Lobão, CEO e co-founder da Final Level Company, e Pedro Alvim, Gerente Senior da Magalu. A conversa aconteceu às 11h no Palco C e teve como pontos chave o poder de boas estratégias em redes sociais voltadas para criação de comunidades e influência digital. 

 

Pedro Alvim contou como a Lu do Magalu se tornou a maior influenciadora virtual do mundo. O executivo falou sobre trends nas redes sociais e como a Magalu embarca nessas tendências e ressalta que essa estratégia é uma forma de criar comunidades com as pessoas que participaram daquele movimento, como as trends rápidas do Tiktok. 

 

“A Lu passou a exercer influência quando nós decidimos contar histórias sobre ela. Construir um storytelling no qual seu personagem ganhe personalidade e opinião é fundamental para essa estratégia que visa gerar empatia cognitiva e emocional nas pessoas. Essa conexão através de uma boa história envolve e engaja muito mais”, ressalta. 

 

Outro destaque da marca é a influenciadora virtual “Lu”, avatar da rede Magazine Luiza, que foi eleita pelo site Virtual Humans, por meio do levantamento The Most-Followed Virtual Influencers of 2022, como a influenciadora virtual mais seguida do mundo. 

 

Em comparação ao segundo colocado, o personagem Nobody Sausage, a influenciadora da varejista brasileira possui 1,7 milhão de seguidores a mais. Na contramão do que mostra a pesquisa, 57% dos influenciadores virtuais estão perdendo seguidores, a Lu ganhou nesse mesmo período. Ao todo, foram 340 mil novos usuários interessados nos conteúdos produzidos no perfil, e totalizam 32 milhões de seguidores somando todas as redes.

 

“A Lu é um case muito consistente. Para nós esse é um dos indicadores mais importantes, pois representa o interesse das pessoas pela personagem e pela marca”, disse Pedro Alvim.

 

O executivo ainda faz uma ressalva acerca da relevância da Lu, que vai além dos seguidores.

 

“Ela tem a capacidade de gerar engajamento e visibilidade para a marca, o que são fatores muito importantes nesta construção e nas estratégias de comunicação e relacionamento da companhia”, complementou.

 

 

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Uma publicação partilhada por Lu do Magalu ? (@magazineluiza)

A estratégia de utilizar uma influenciadora virtual, trouxe para as redes sociais da empresa uma abordagem humanizada muito presente nas legendas, roteiros de vídeos e postagens estáticas, o que também é aproveitado na produção de conteúdos virais. Ao ser questionado sobre a adesão desses influenciadores por outras marcas, Pedro ressalta a importância da criação de vínculo com o consumidor por meio desses avatares.

 

“A tendência desses avatares, que eu não falo que são influenciadores virtuais, porque é um conceito que a gente não pode banalizar, são avatares, personagens 3D. Se eles criarem comunidade e conquistarem a credibilidade daquela audiência, eles podem ser considerados influenciadores”, afirma. 

 

Impacto da Inteligencia Artificial

Durante o painel, também foi levantado um ponto sobre o avanço dessas tecnologias de Inteligência Artificial, como o Chat GPT e a influência que ele pode trazer nas criações de conteúdos com avatares e com creators. Além do impacto no conteúdo, Pedro Alvim, também destacou o poder do hiper realismo nas peças digitais.

 

“A minha maior preocupação com o IA, não é a proliferação de avatares, é quanta gente vai conseguir discernir um conteúdo que é criado por uma IA ou não, assim se vai haver uma marca d’água, se vai haver uma sinalização, porque hoje quando uma pessoa vê uma foto da Lu, ela sabe que a Lu não existe, mas a tecnologia tem avançado ao ponto de ficar hiper realista, e a gente já não saber se o papa de fato está vestindo uma jaqueta puffer branca ou não”, sinaliza. 

 

A executiva Fernanda Lobão, CEO da Final Level, trouxe um pouco da sua perspectiva sobre o impacto na influência digital, sinalizando a importância de dados na condução de estratégias nesse mercado. Em uma pesquisa de março de 2022 realizada com pouco mais de 1.000 estadunidenses com 18 anos ou mais, 58% dos entrevistados disseram que seguem pelo menos um influenciador virtual nas redes sociais e, de acordo com o HypeAuditor, os influenciadores virtuais geram três vezes mais engajamento do que os influenciadores humanos.

 

As projeções do mercado confirmam o “gosto popular” pelos influenciadores digitais. Segundo a Forbes e outros periódicos internacionais, o volume de movimentação financeira nesse segmento foi de R$10 a 25 bilhões nos últimos anos. De olho nessa tendência, está crescendo o número de startups focadas no desenvolvimento destas estratégias, além da adaptação de estúdios criativos e agências para essa nova modalidade.  

Fernanda também deu destaque para a potência dos creators para os gestores de marketing das empresas.

 

“Existe aí todo um aprendizado, eles são nativos digitais, isso tem um valor enorme, as marcas não são, elas estão aí apoiadas, assessoradas, mas elas não são, muitas não são e tem desafios maiores. Então tem um enorme aprendizado, existem pessoas muito fora da curva, vou puxar aqui a Boca Rosa, que eu acho ela uma grande referência, um grande case de sucesso e o quanto ela tem pra ensinar”, finaliza Fernanda . 

 

Rafael Kiso 

Fundador e CMO da mLabs, plataforma líder de gestão de mídias sociais no Brasil. Em 22 anos potencializou negócios no universo digital para grandes empresas através da Focusnetworks, Publicitário com MBA em Marketing pela HSM. Eleito como o melhor Profissional de Planejamento pela ABRADI. Professor de Start-se, Autor dos best-sellers Marketing na Era Digital e Unbound Marketing.

 

 

 

Fernanda Lobão

Empreendedora Endeavor, Fernanda iniciou sua carreira em grandes organizações como Grupo Globo, Claro e Oi. Nos 15 anos dedicados às empresas como executiva, liderou times de marketing, comunicação, negócios e inovação empresarial.  Em 2015 deixou o mercado corporativo e se juntou ao founding team da Go4it, startup focada em inovação no esporte. Assumiu como CMO e logo depois estruturou divisão de venture building da empresa focada em games e eSports. Em 2018 começou a Final Level Co, que hoje é uma das maiores empresas de mídia e influência digital focada em games e genz do mercado.

 

 

Pedro Alvim 

Executivo de marketing, formado em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas, e especialista em Conteúdo e Influência Digital pela PUC – RS. Atualmente, atua como gerente Sr. de Redes Sociais e Influência, no Magalu. Liderou a transformação da Lu, personagem da marca, na primeira influenciadora virtual do Brasil e na mais seguida do mundo, segundo a Virtual Humans e HypeAuditor, case reconhecido no Festival de Criatividade em Cannes com Leão de Ouro na categoria de Redes Sociais e Influência. Trabalha no mercado digital há mais de 14 anos. Atua também como palestrante, mentor e professor, na formação de creators e executivos de marketing. Tem como missão formar o mercado de conteúdo, influência e redes sociais no Brasil.

 

MMA Impact Brasil 2023

Nesta edição, o MMA Impact Brasil celebra, por meio de um festival inédito e composto por várias trilhas, o real impacto da inovação dos negócios. O objetivo é compreender e fortalecer, a partir dos exemplos e insights de nossos palestrantes, como a inovação se relaciona com diversidade, tecnologia, liderança e novos métodos de trabalho. O evento acontece nos dias 11 e 12 de abril na Fundação Bienal de São Paulo.