Mercado

Brasileiros começam a retomar hábitos de lazer e compras, aponta Waze

Por Redação

18/10/2021 13h21

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Navegação para lojas de departamento e espaços ao ar livre cresceram em comparação com 2019; Idas ao trabalho ou às universidades e escolas ainda estão abaixo do índices pré-pandemia

 

A temporada de compras já começou e deve se estender até janeiro de 2022 – é o que aponta dados do Waze. Sendo assim, entende-se que os brasileiros começam a planejar as compras de fim de ano, garantindo que os produtos desejados estejam em estoque e também para evitar tumultos típicos dessa época.

 

De acordo com os dados, as navegações para redes varejistas estão 17% acima do que no período pré-pandemia, isso muito por conta da vacinação e com o fim das restrições impostas pelas autoridades locais. Para se ter uma ideia, o fluxo das lojas de departamento está 50% maior em comparação com setembro de 2019, já para farmácias (38%), lojas de móveis (32%), supermercados (24%), lojas de artigos esportivos (9%), shoppings (2%) e fast-foods (1%).

 

Outro ponto interessante é que os brasileiros estão navegando mais por locais ao ar livre,  houve um aumento de 77% em setembro de 2021 em comparação com o mesmo período de 2019. “Apesar da pandemia, as sazonalidades continuam sendo grandes impulsionadoras de tráfego nas ruas e no comércio, o mês de setembro já apresenta saldo positivo. A Black Friday e o Natal são datas comerciais importantes, mas esse ano, elas ganharam ainda mais peso para o cliente e também para os varejistas, principalmente pelo avanço da vacinação e a expectativa é que a Black Friday e Natal, desse ano, já tenham um  fluxo maior do que tínhamos em 2019”, explica Leandro Esposito, Country Manager do Waze no Brasil.

 

Bem-estar cresce e volta a rotina pode ser uma possibilidade

Com a evolução da vacinação e o contexto mais otimista, há uma ligeira mudança de comportamento dos brasileiros: saúde e bem-estar dão seus primeiros indícios de retorno. Observamos um aumento nas idas para espaços de cuidados pessoais (26%) e academias (4%) em comparação ao mesmo período em 2019, ano pré-pandemia. Para o aplicativo, uma possibilidade para contextualizar essa mudança é a volta gradual para universidades e escritórios – locais que ainda não retomaram os volumes de navegações de 2019, mas que tiveram os maiores crescimentos em volume de navegação quando analisamos semanalmente as categorias monitoradas.

 

“Trabalhar e estudar presencialmente ainda está longe dos patamares de 2019, porém notamos indícios de uma retomada geral. Pelos dados, podemos ver que a população que está voltando às ruas para trabalhar está mais confiante e veem necessidade em resgatar alguns hábitos da época pré-pandemia, como idas à academia e salões de beleza e compras de vestuário”, completa o executivo.

 

Metodologia: Dados de uso do aplicativo Waze no Brasil – semana de 12 a 18 de setembro de 2021 vs. o mesmo período em 2019.

 

Sobre o Waze

O Waze é pioneiro em navegação social, otimizando a tecnologia móvel e a comunidade global engajada para redefinir as expectativas em relação aos mapas de hoje. O Waze tem a maior rede de motoristas do mundo, que trabalham juntos diariamente para superar o trânsito e economizar tempo e dinheiro. O app recomenda consistentemente as rotas mais rápidas com base em direção em tempo real e dados de milhares de usuários. De redirecionamento de tráfego, postos de combustíveis com preços baixos e ofertas relevantes de grandes marcas, o Waze é uma das companhias de direção mais amplas do mercado.