Movimentos do mercado

Breno Barros assume cargo de diretor de recursos humanos do Grupo Aço Cearense

Por Victoria Lima

13/05/2024 15h26

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

O executivo afirma ser um gestor disruptivo e gosta de acompanhar o que acontece no mercado

Executivo de RH com sólida carreira desenvolvida em empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos, liderando a agenda de Pessoas e desenvolvimento de talentos, Breno Barros acaba de assumir o cargo de diretor de recursos humanos do Grupo Aço Cearense, que possui mais de 40 anos de atuação. 

“Chego ao Grupo Aço Cearense para liderar a agenda de pessoas com desafios muito importantes, como preparar o modelo de sucessão de líderes em todos os níveis, apoiar a consolidação de modelos de gestão de performance, modernizar e simplificar processos de RH, fortalecer a cultura do Grupo, dar apoio na implantação e governança de ESG e, acima de tudo, apoiar as lideranças na jornada de suporte e desenvolvimento de suas equipes”, afirma o executivo. 

Breno conhece a história do Grupo há muito tempo, desde a primeira vez que morou no Ceará. É um profundo admirador da trajetória de ousadia e resiliência do fundador da Aço Cearense, Vilmar Ferreira, assim como a potência que o negócio do aço representa para o país foi o que o motivou a aceitar o novo desafio profissional. 

“Além disso, a identidade cultural da companhia com fortes valores humanos, a receptividade dos acionistas, pares, meu time e o desafio de apoiar a agenda de RH para o futuro do Grupo Aço Cearense me encantou desde as primeiras conversas”, comenta. 

Breno afirma estar entendendo a dinâmica da nova empresa e sua identidade cultural. 

“Costumo dizer que no início a gente fica “rouco de tanto ouvir” e essa fase é extremamente importante para conectar com as pessoas e suas histórias, entender as necessidades de maneira legítima. À medida que os laços se amadurecem e a confiança se fortalece, fica mais fácil gradativamente ir dando o meu tempero na área”, cita. 

O executivo afirma ser um gestor disruptivo e gosta de acompanhar o que acontece no mercado. Ele sabe que a dinâmica de uma empresa familiar tem suas peculiaridades. 

“Me considero um aliado forte na jornada de construirmos uma área mais moderna, simples, ágil, flexível e, claro, orientada para o crescimento das pessoas e do negócio. É nesse “mood” que chego, cheio de energia, vontade de apoiar e também com humildade suficiente para aprender com todos”, finaliza.