O objetivo é revolucionar a gestão da fiscalização de mercadorias em trânsito no estado a partir da utilização de tecnologias avançadas e IA
A Brisanet, em parceria com o Governo do Estado de Alagoas, acaba de anunciar o lançamento do projeto “Trânsito Inteligente”, iniciativa inovadora voltada para a fiscalização e monitoramento de mercadorias em rodovias. O objetivo é revolucionar a gestão da fiscalização de mercadorias em trânsito no estado a partir da utilização de tecnologias avançadas e inteligência artificial. Com isso, a expectativa é aumentar a arrecadação estadual em 5% de incremento ao ano, o que corresponde a 3,5 bilhões nos próximos 10 anos.
O projeto prevê a implementação de um sistema integrado de fiscalização utilizando câmeras de videomonitoramento com tecnologia OCR (reconhecimento óptico de caracteres), balanças dinâmicas em pontos estratégicos e câmeras Speed Dome, que possuem zoom óptico e movimentação de 360 graus. Além disso, será instalada uma central de monitoramento que permitirá a gestão eficiente de todo o sistema.
Jordão Estevam, Diretor Comercial da Brisanet, destaca os benefícios que serão gerados pela iniciativa.
“Durante a execução do Projeto Trânsito Inteligente, teremos equipes dedicadas para o desenvolvimento customizado das integrações que serão feitas nos sistemas da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Com isso, o Estado terá um controle mais efetivo sobre as cargas em trânsito, as abordagens dos veículos serão mais assertivas e haverá um aumento da percepção de risco contra as práticas ilegais de redução da carga tributária pelos contribuintes”, finaliza.
A Brisanet fará a implementação e manutenção do Projeto por um período de 10 anos, sendo responsável por manter o pleno funcionamento dos sistemas para a Sefaz. O Programa ainda trará outros importantes benefícios para a população, como a implantação do projeto “Wi-fi nas Praças” que irá atender alguns municípios alagoanos e a promoção de oportunidades por meio da geração de cerca de 250 empregos.
Formalização do acordo
O acordo foi formalizado no dia 17, no Palácio República dos Palmares, em Maceió, e contou com a presença do CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira, do Diretor comercial da Brisanet, Jordão Estevam, do Governador do Estado de Alagoas, Paulo Dantas, e da Secretária da SEFAZ, Renata Santos.
Na oportunidade, o Governador Paulo Dantas enfatizou a importância deste investimento para o desenvolvimento tecnológico e econômico do Estado.
“Ao investir nesse projeto inovador, o Governo do Estado vai obter resultados expressivos na economia. Além disso, teremos uma fiscalização de trânsito mais moderna, assertiva e eficiente. Essa ampliação do monitoramento fiscal realizado pela Sefaz proporcionará maiores resultados no combate à sonegação e à concorrência desleal”, afirmou.