Destaque

Bruno Bastos e Guel Lafer compartilham suas trajetórias como fundadores no segundo painel do NM2B 2025

Por Victor Campos

10/04/2025 11h32

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Os palestrantes dividiram suas experiências e os desafios na fundação de suas empresas com os ouvintes, além de pontuarem importantes habilidades que todo fundador deve ter

Guel Lafer, CEO da DRUM, marcou presença ao lado de Bruno Bastos, Cofundador e Diretor de Produtos da GoCase no segundo painel do NM2B Especial Fundadores, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (10), no La Casa Lounge. Os empresários compartilharam suas trajetórias e desafios na fundação se seus respectivos negócios.

Guel Lafer, iniciou o painel compartilhando sobre o início de sua carreira, e como se percebeu em um lugar onde seu trabalho não era o que ele amava. O profissional decidiu então deixar seu emprego e fazer um mochilão pelo Nordeste, em Fortaleza e Recife. Após esse período Guel acreditava estar apto a trabalhar na FOM, empresa familiar fundada por seu pai Sidney Rabinovitch, que ao primeiro momento recusou sua entrada no negócio.

O palestrante, compartilhou sobre sua busca em criar experiencias profissionais em outras empresas como: Banco Votorantim, MOV Investimentos, Quintessa e General Electric. Guel explica que após acumular essas experiências percebeu que para adentrar ao negócio familiar, ele deveria conquistar seu espaço lá e convencer seu pai de sua competência.

“Sai do meu estágio, decidi viajar 35 dias pelo nordeste, iniciei por Fortaleza, e depois recife, varri o nordeste buscando inspiração e empresas que trabalham com educação, e conheci o fundo da Natura, que faz investimentos de fato social, então lá atrás comecei a trabalhar nesse ramo”, explica Guel Lafer, fundador da DRUM.

Lafer explica que assumiu como CEO da FOM em 2021, após convite de seu pai, e criou o conselho consultivo da marca, convidando seu próprio pai para participar das principais decisões relacionadas a marca em conjunto. Em 2023, o palestrante se retirou do cargo de CEO da empresa e em 2024 iniciou o desenvolvimento da DRUM, escola de consultoria de sua fundação. A DRUM foi criada para orientar famílias empreendedoras que desejam fortalecer o vínculo empreendedor em suas empresas familiares.

Bruno Bastos, Cofundador e Diretor de produtos da GoCase, deu continuidade ao painel compartilhando também sobre sua trajetória, o palestrante pontuou a importância de se ter uma boa referência como a de seu pai, principalmente no âmbito da criação de sua veia empreendedora.

O palestrante dividiu com os ouvintes que a GoCase, nasceu do instinto de inovar, e se diferenciar no mercado. Bruno apontou para a importância do empreendedor identificar o momento que precisa dizer ‘não’. Dando exemplo desse momento na sua trajetória, Bastos relembrou o período de 2016, quando a marca que chegou a ter um escritório em Amsterdã, onde chegou a ter cerca de 50 funcionários na Europa.

“No início da GoCase, nós colocávamos muito a mão na massa, o operacional fazia parte da gente, respondíamos clientes, anotávamos pedidos, contratávamos gente, então acredito que tudo depende do momento da empresa, do tamanho que sua empresa tem. Hoje, em nosso cenário atual, depois de 10 anos de mercado, onde temos quase 400 colaboradores. Então é necessário se ter um time muito bem alinhado com uma visão própria”, explica.

Bastos também explicou sobre a importância de se ter uma cultura empresarial forte e compartilhou sobre os principais desafios que enfrentou na construção de novos produtos. O palestrante dividiu suas experiências em outros países, como a China, e citou a criação de seu famoso produto, a “Garrafa Térmica”, o que veio a se tornar o destaque da GoCase, a ranqueando como a segunda distribuidora do produto no Brasil hoje, atrás somente da marca Stanley.

“Desejo levar a GoCase a estar entre as 10 maiores varejistas do Brasil, tornando-a uma marca que inspira, constrói e que move sonhos, além de estar presente a milhões de consumidores pelo mundo” finaliza. 

O NM2B Especial Fundadores é um evento promovido pelo Nosso Meio em parceria de conteúdo com a Cambridge Family Enterprise Group. O evento conta com o patrocínio das marcas ACADi Digital, Aaron Rótulos e Etiquetas, Band, Banco do Nordeste, EBM Quintto, Eletromidia, Fortes Tecnologia, Granja Regina, Cajuína São Geraldo, Sinapro Ceará, Sobral Gráfica, Somapay, Super Mercadinhos São Luiz, Terravista 360, Unifor, Unimed Fortaleza, UOL e Urbmidia.