Startup Emprega+ é a nova residente do Hub após ser aprovada no Batch 4.0
Fundada em 2021, a Emprega+ é uma plataforma de impacto social que possui como objetivo conectar recrutadores com candidatos, com foco principal, na mão de obra técnica e operacional. O negócio foi idealizado por Marcos Carneiro, empreendedor nato que viu em um problema uma solução inovadora.
“Após 18 anos como empreendedor, fui convidado para a administração pública para ser diretor de trabalho e empreendedorismo de uma cidade na região metropolitana de fortaleza. Durante 1 ano e meio fiquei responsável pelo Sine (Sistema Público de Emprego) e descobri um grande problema que existia no processo de recrutamento e seleção da mão de obra operacional no brasil. O SINE teve um papel importante na intermediação da mão de obra brasileira, mas tem perdido credibilidade e espaço em muitos municípios a cada dia por falta de uma tecnologia que torne o processo mais eficiente. Com isso resolvi criar uma tecnologia para resolver essa dor que muitos gestares vivem ao tentar recrutar mão de obra operacional e técnica“, conta Marcos.
Ver essa foto no Instagram
Para viabilizar o contato entre recrutadores e possíveis candidatos, Marcos lançou o Portal Emprega+ no dia 1° de maio, data em que é celebrado o dia do trabalho. Em dois meses, a plataforma alcançou mais de mil pessoas.
“Lançamos o MVP (mínimo produto viável) no dia 01/05/22 sem investimento em marketing, sem redes sociais, apenas divulgando a tecnologia para empresários amigos e divulgando as vagas abertas na plataforma em grupos de vagas, em 2 meses cadastramos 1.800 pessoas, 42 empresas, 38 vagas, sendo 17 preenchidas com candidatos da plataforma. Com isso validamos a tecnologia e partimos para validar o modelo de negócio”, diz Marcos.
Formando em administração, Marcos sempre teve atração pelo empreendedorismo. O administrador fez um MBA em empreendedorismo social e negócios de impacto e apurou ainda mais o seu olhar para os negócios voltados para esse viés. Como profissional, Marcos conta que ajudar pessoas é o seu verdadeiro propósito.
“Sou formado em administração e empreendedor há quase 20 anos, tenho MBA em empreendedorismo social e negócios de impacto. Trabalhar com empregabilidade na gestão pública me trouxe um novo entendimento sobre esse campo. Com essa perspectiva, o meu propósito foi criar uma tecnologia para ajudar as pessoas desempregadas. Tenho trabalhos sociais com o terceiro setor há mais de 10 anos, mas ver milhares de pessoas chegar ao SINE diariamente, e não ter emprego para elas, revelou uma estrutura ineficiente. Estrutura essa incapaz de atrair empregos da iniciativa privada e incapaz de reunir mão de obra operacional e técnica para recrutadores”, conta o administrador.
Estando em um espaço físico no BS Innovation Hub, a Emprega+ experimenta uma nova fase. A startup foi aprovada no Batch 4.0 da aceleradora digital e atualmente recebe mentorias e workshops mensais que auxiliam o crescimento do negócio.
“Atualmente estamos na fase de tração. Temos um modelo muito leve, em que as empresas podem acessar, se cadastrar e publicar uma vaga mensal sem custo, sendo um serviço freemium. No caso do candidato é 100% gratuito. Gestares de RH, diretores, gerentes, qualquer pessoa que precise recrutar e contratar um talento para o seu negócio pode acessar e cadastrar uma vaga no portal emprega+“
Sobre o futuro da startup, Marcos esclarece que em um curto período a Emprega+ trouxe importantes soluções para o mundo do recrutamento e seleção e pretende implementar ainda mais tecnologia para facilitar esses processos.
“Apesar do pouco tempo de existência entendemos que resolvemos uma dor no processo de recrutamento e seleção. Estamos trabalhando neste momento no aperfeiçoamento do nosso produto. Estamos conectando as necessidades, mas queremos mais. Já iniciamos um processo de consultoria de recrutamento e seleção ágil, onde recrutamos e selecionamos pela metade do tempo das consultorias do mercado, metade do custo e o dobro da garantia. Em breve, lançaremos o perfil comportamental seguindo DISC, inteligência artificial no processo seletivo (IA) por whatsapp e muitas outras ferramentas que irão facilitar o match entre recrutador e candidato“, finaliza Marcos
Confira também: