Radar Simplex de junho registra uma intensa e inédita busca por temas de interesse da coletividade na Internet no Brasil; anéis de noivado também são destaques no mês, após 16 meses de pandemia
Junho é um divisor de águas em relação ao comportamento do consumidor brasileiro na internet. Se há mais de um ano itens como cadeira de escritório, máscara, pneu e bicicleta eram os campeões de busca on-line no Brasil, o mês passado indicou uma tendência inédita no Radar Simplex – plataforma que usa inteligência artificial para captar as tendências em pesquisas on-line realizadas em mais de 2 milhões de landing pages de grandes e-commerces nacionais e nos principais buscadores do mercado.
Surpreendentemente, assuntos de interesse coletivo ganharam corpo pela primeira vez e alcançaram a liderança e a quarta posição do seu ranking. “Responsabilidade social” está em primeiro lugar entre os termos mais procurados – com perto de 6% dos cliques totais – seguido, na quarta posição, por “net zero”.
“A responsabilidade social e os compromissos empresariais e governamentais com a não emissão de gases de efeito estufa passaram a ser de grande interesse”, afirma João Lee, sócio fundador da Simplex. “É provável que o assunto já estivesse latente. Contudo, de repente, ganhou uma relevância reveladora”, diz ele. “Vemos com muitos bons olhos o fato de o brasileiro estar usando a internet não apenas para resolver os seus problemas imediatos e práticos, como o abastecimento de seu lar, mas para se inteirar de questões macro, que afetam o seu bem estar hoje e no futuro, assim como o de toda a sociedade”, acrescenta. Para Lee, o fenômeno pode estar relacionado à aproximação das eleições e dos temas que certamente serão explorados no próximo pleito nacional.
Outros itens que nunca frequentaram a lista dos top dez desde a criação do Radar Simplex em novembro de 2020 agora ganham destaque. Entre eles, termos similares ou relativos ao atacado de bebidas alcoólicas, peixes e frutos do mar e guarda-roupa. Mas um produto que chama a atenção é o “anel de noivado”, na sexta posição.
“Não estamos falando de jóias, genericamente, mas de um acessório específico que indica a intenção de um compromisso de longo prazo. O curioso é que o item ganhou relevância não em maio, que é tido como o mês das noivas, mas no mês subsequente”, frisa. Uma das hipóteses levantadas pelo empresário é que muitos casamentos foram adiados durante a pandemia. E, após tantos meses de restrições, muitos casais passaram a procurar o produto para noivar e/ou se casar, quem sabe, de olho na intensificação das campanhas de vacinação.
Confira abaixo os dez itens cujas buscas mais cresceram no ambiente online em importantes e-commerces brasileiros no mês de junho.
1 – o termo Responsabilidade Social (e seus similares)
2 – o termo Atacado de Bebidas Alcoólicas (e seus similares)
3 – Peixes e Frutos do Mar
4 – Net zero
5 – Guarda-roupa
6 – Anel de noivado
7 – Bicicleta
8 – Margarina
9 – iphone 8 plus
10 – termos que remetem à Assinatura de Notícias do Mercado Financeiro