A ferramenta também permite que o cliente compense sua pegada com créditos de carbono direto pelo app
O C6 Bank acaba de lançar uma ferramenta inédita no mercado bancário brasileiro que calcula a pegada de carbono de cada cliente (PF e PJ) a partir de gastos do dia a dia feitos com cartão de débito e de crédito, além de transferências e Pix feitos para pessoa jurídica.
A solução está integrada ao aplicativo do banco, é gratuita e automática. Assim como os clientes consultam o extrato da conta corrente, agora é possível conferir também o “Extrato de Carbono”, que indica a quantidade de gases do efeito estufa emitidos individualmente: desde o almoço no restaurante até uma viagem de avião. A ferramenta também permite que o cliente compense sua pegada com créditos de carbono direto pelo app.
Os recursos da venda do crédito são destinados a projetos de conservação de florestas na Amazônia, sem que essa operação gere nenhum lucro para o C6 Bank.
“Nosso objetivo é dar visibilidade à pegada de carbono e fazer com que as pessoas enxerguem o impacto do consumo individual no aquecimento global e na vida do planeta”, explica Alexandra Pain, head de Impacto do banco. “Embora o cliente possa comprar créditos de carbono no aplicativo, nosso foco é conscientizá-lo e estimular a redução das emissões.”
Um dos diferenciais da ferramenta desenvolvida pelo C6 Bank é que o cliente não precisa lançar os dados na calculadora para descobrir sua pegada de carbono. O cálculo é feito de forma automática, a partir dos gastos registrados no aplicativo do banco – o que torna a experiência mais fluida.
“Isso faz com que a estimativa de emissão considere até pequenos gastos, como um cafezinho na padaria, que geralmente ficam de fora quando se tem de informar cada atividade em outras calculadoras”, diz Alexandra.
Para criar o Extrato de Carbono, as equipes do banco trabalharam de forma multidisciplinar durante mais de seis meses integrando ao aplicativo a solução de core banking da empresa Thought Machine. O banco também firmou parcerias com empresas que já atuam nessa área. A startup Deep ESG forneceu a tecnologia para o cálculo da pegada de carbono e o Grupo Ambipar, por meio da Ambify e da Biofílica, forneceu a solução para a venda do crédito de carbono direto pelo app.
Os créditos de carbono têm origem em projetos que reduzem as emissões de gases do efeito estufa. Basicamente, cada unidade de crédito de carbono corresponde a uma tonelada de gás carbônico equivalente (CO2e) que deixou de ser emitida. A tecnologia adotada pelo C6 Bank permite fracionar o crédito, democratizando o acesso para todos os clientes, já que é possível comprar o equivalente a 1 kg de gás carbônico. Segundo estudo recente feito pelo Observatório do Clima, a média de emissão de CO2 pelos brasileiros é de 20 kg por dia.
Na ferramenta do C6 Bank, os créditos de carbono vêm de um projeto que contribui para a manutenção da floresta em pé na Amazônia. O projeto é certificado pela Verra, a mais reconhecida certificadora internacional de carbono. Depois de compensar as emissões, o cliente recebe um certificado e pode fazer o acompanhamento.
Desafio coletivo
O Extrato de Carbono é mais uma iniciativa do C6 Bank na jornada de sustentabilidade que começou com a fundação do banco em 2019.
“Entendemos que manter o planeta vivo é um desafio coletivo, que envolve empresas, sociedade e poder público. Vamos continuar nossa jornada para avançar em sustentabilidade e, ao mesmo tempo, queremos engajar colaboradores e clientes”, diz Alexandra.
No início deste ano, a instituição aderiu ao Movimento Ambição Net Zero, iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil que tem por objetivo reduzir 2 gigatoneladas de CO2 em emissões acumuladas até 2030. Com a assinatura da carta de adesão, o banco se compromete a definir metas de redução de emissões de gases de efeito estufa de forma alinhada aos critérios da iniciativa Science Based Targets (SBTi), além da publicação anual de um inventário dessas emissões.
Desde 2020, o C6 Bank também faz o inventário das emissões de gases de efeito estufa e adota boas práticas para reduzi-las. Por dois anos consecutivos, o banco compensou as emissões de carbono decorrentes de sua atividade. Além disso, foi responsável pelo plantio de 25 mil árvores por meio da Coalizão Planeta Priceless, parceria com a Mastercard, cujo objetivo coletivo é plantar 100 milhões de árvores no mundo em cinco anos, e se tornou o primeiro banco digital a se associar ao Instituto Ethos, organização sem fins lucrativos que tem como missão mobilizar, sensibilizar e apoiar as empresas na gestão responsável dos negócios.