Premiação

Cajuína São Geraldo e Bando Propaganda recebem prêmio iF DESIGN AWARD 2025 na Alemanha

Por Redação

29/04/2025 14h19

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

A Indústria Cajuína São Geraldo e a Bando Propaganda ganharam o prêmio iF DESIGN AWARD 2025, considerado o selo máximo do design mundial. A cerimônia de entrega aconteceu ontem, 28, em Berlim, na Alemanha. Na corrida da premiação, a marca do Cariri cearense concorreu com 11 mil inscrições de 66 países diferentes e convenceu o júri de especialistas internacionais, composto por 131 profissionais de design independentes.

O momento reuniu vários profissionais da área, incluindo um grupo de brasileiros. Do Cariri cearense, parte da diretoria e da gestão de marketing da São Geraldo e o diretor de criação da Bando Propaganda cruzaram o Atlântico para receber a honraria.

Giacomo Brayner, Diretor de Criação ds Bando na premiação em Berlim

A campanha premiada foi lançada em 2024, em comemoração a uma das principais festas culturais do Nordeste, o São João, e apresentou o tradicional refrigerante de caju lata (350ml) em nove versões temáticas, representando os estados da região. A campanha utilizou como slogan “No São João, a gente veste o Nordeste” e foi assinada pela agência Bando.

Diretoria São Geraldo, gestão de marketing e Bando Propaganda

“Nós não tínhamos a dimensão do que era ganhar um iF Design. A premiação foi linda, tinham mais de 66 países sendo representados, e a São Geraldo, juntamente com a Bando, estavam lá representando o Brasil, e principalmente o Nordeste, em meio a tantas marcas e profissionais criativos. Esse prêmio só comprova a força da São Geraldo e enaltece a criatividade do povo nordestino”, destaca o gerente de marketing da São Geraldo, Tiago Caldas.

“Estamos muito felizes e celebrando uma conquista que nos enche de orgulho. Receber o iF Design Award, simboliza que o trabalho do time Bando — que mergulha de cabeça em cada projeto, com paixão, entrega e o desejo genuíno de encantar — está no caminho certo. Além disso, é uma imensa alegria poder compartilhar esse prêmio com a São Geraldo, uma empresa que acredita na criatividade como potência estratégica para gerar resultados”, destaca Giácomo Brayner, sócio e diretor de criação da Bando Propaganda.

O iF é uma das principais premiações na área do design, mundialmente conhecido, um selo de qualidade que atesta o bom design. A instituição iF International Forum Design GmbH, que executa o prêmio, é uma das mais antigas do mundo, reconhece os projetos pela qualidade e excelência e tem um júri independente há mais de 70 anos.

O recebimento do iF DESIGN AWARD veio coroar o ciclo de premiações conquistadas pela Bando Propaganda no último ano. A agência também foi reconhecida pelo Prêmio ABRE da embalagem brasileira; Prêmio Colunistas; Brasil Design Award; Profissionais do Ano da Globo e FestPro Assis Santos, evidenciando seu compromisso com a inovação, o design e os temas mais relevantes da atualidade.

O significado desse reconhecimento

Tiago Caldas em Berlim

Tiago Caldas, Gerente de Marketing da São Geraldo, revela, em entrevista exclusiva para o Nosso Meio, o siginificado dessa conquista.

Nosso Meio: Qual a sensação de ver uma marca do interior do Ceará atravessar os mares e conquistar reconhecimento mundial?
Tiago Caldas: Nós não tínhamos a dimensão do que era ganhar um iF Design. A premiação foi linda, tinham mais de 66 países sendo representados, e a São Geraldo, juntamente com a Bando, estavam lá representando o Brasil, principalmente o Nordeste, em meio a tantas marcas e profissionais criativos. Esse prêmio só comprova a força da São Geraldo e enaltece a criatividade do povo nordestino. O que nos deixa cheios de orgulho e desejo de ousar cada vez mais.

NM: Como o olhar maduro da São Geraldo para o marketing permitiu ela manter a perpetuidade da marca e ser reconhecida por um prêmio de design?
TC: A São Geraldo é uma empresa com mais de 50 anos e bem tradicional, mas nos últimos anos vem se reinventando e buscando inovar ano após ano. O retorno da lata ao mercado foi um passo muito importante que nos permitiu ser mais criativos nos rótulos, então, decidimos fazer não só uma, mas nove latas comemorativas. Foi essa ousadia que nos possibilitou estarmos em Berlim, recebendo o maior reconhecimento mundial do design, entre as maiores marcas do mundo.

NM: Uma premiação é um convite para a celebração. Como você que entrou como estagiário na marca celebra sua trajetória e o crescimento da São Geraldo a partir da estruturação do time de marketing?
TC: Acredito que eu e o marketing da São Geraldo fomos amadurecendo juntos, passo a passo, conquistando a confiança dos diretores em cada resultado. E isso não acontece do dia pra noite. Sei que ainda tem muito trabalho a ser feito e a São Geraldo ainda vai alçar voos muito mais altos. Então, é isso que motiva a mim e toda a equipe de marketing, saber que isso tudo ainda é só o começo do sucesso dessa marca tão amada pelos nordestinos e que juntos chegaremos muito mais longe!

Indústria Cajuína São Geraldo

Com uma história de mais de 45 anos no mercado, a Cajuína São Geraldo é uma marca caririense que oferece refrigerantes com alto padrão de qualidade. Atuando em todos os estados do Nordeste, a Cajuína tornou-se referência cultural da região do Cariri, Sul do Ceará, sendo um local turístico que recebe visitantes e romeiros de todo o país.

A empresa, que leva o nome de um santo italiano, teve origem na década de 50, a partir de uma pequena fábrica de bebidas no centro de Juazeiro do Norte e, hoje, se consolidou em um parque industrial com extensão de mais de 33 mil metros quadrados e emprega cerca de 800 pessoas direta e indiretamente.

Confira também: