Marketing

Calia assina campanha para o Ministério da Saúde sobre prevenção do câncer de mama e do colo do útero

Por Redação

22/10/2025 14h31

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Com criação da agência Calia, “Se Cuidar é pra Vida Toda” reforça a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce como parte da rotina das mulheres brasileiras

A campanha “Se Cuidar é pra Vida Toda”, criada pela Calia para o Ministério da Saúde, reforça o compromisso com a saúde da mulher e a importância do autocuidado contínuo. Com presença em TV, rádio, internet e painéis digitais, a ação nacional busca conscientizar sobre a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero, incentivando hábitos que devem fazer parte da rotina em todas as fases da vida.

“Se Cuidar é pra Vida Toda” convida as mulheres brasileiras a adotarem o cuidado com a saúde como um gesto contínuo — não apenas durante o mês de conscientização, mas em todas as fases da vida.

A nova campanha ressalta a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que pode ser identificado ainda no início por meio da mamografia de rotina, recomendada para mulheres de 50 a 74 anos, a cada dois anos. Também destaca a relevância das práticas preventivas — alimentação equilibrada, atividade física regular, controle do peso corporal, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas — que contribuem para uma vida mais saudável e plena. São hábitos que começam com pequenos gestos de atenção e se estendem por toda a vida.

Além disso, a iniciativa reforça a importância da prevenção do câncer do colo do útero por meio do rastreamento (exames de rotina) e da vacinação contra o HPV, indicada para meninos e meninas de 9 a 14 anos. Detectar alterações cedo é essencial para aumentar as chances de cura. Para isso, a campanha orienta sobre os exames preventivos recomendados: o Papanicolau, indicado para mulheres de 25 a 64 anos — a ser realizado a cada três anos, após dois exames anuais com resultados normais — e o Teste de DNA-HPV, que pode ser utilizado na mesma faixa etária, com repetição a cada cinco anos caso o resultado seja negativo. A mensagem central reforça que, mesmo sem sintomas, é fundamental não pular essa etapa de cuidado.

A campanha também destaca o programa Agora Tem Especialista, do SUS, que amplia o acesso à mamografia de rotina a cada dois anos para mulheres entre 50 e 74 anos. Para aquelas a partir dos 40, o exame também é garantido, desde que haja orientação sobre os riscos e benefícios da mamografia.

“A campanha ‘Se Cuidar é pra Vida Toda’ tem como propósito ampliar o olhar sobre o autocuidado, mostrando que a prevenção não deve ser um ato pontual, mas um compromisso constante com a própria saúde. Nosso desafio foi traduzir essa mensagem em uma comunicação sensível e acolhedora, capaz de inspirar as mulheres a se colocarem em primeiro lugar todos os dias e não apenas no Outubro Rosa”, conta José Augusto, vice-presidente da Calia.

FICHA TÉCNICA:
Cliente: Ministério da Saúde 
Campanha: Outubro Rosa 2025
Agência: Calia Comunicação
Direção Geral de Criação: Geisa Lopes 
Codireção de Criação: Mauricio Oliveira e Alexandre Ferro
Criação: Filipe Fontes e Luciano Crispiniano
Atendimento: Claudia Lassance, Adriana Mercadante, Hélio Macedo e Amanda Cortez
Planejamento: Analuiza Kazniakowski, Isabel Aquino, Liana Bonaccorsi, Cezar Pinheiro e João Pinheiro
Planejamento e Conteúdo Digital: Lucas Mansur, Camila Batista, Camila Beatriz e Regina Arruda
Conteúdo Digital: Diego Matos, Lucca Farinasso, Alessandro Resende, Ariovaldo Neto, Marcela Silva, André Oliveira, Maicon César, Débora Freitas e Guilherme Paiva
Mídia: Mayko Chaves, Milena Lima, Luana Pessoa, Felipe Pereira, Roberta Campos, Flávia Heinze e Marcos Alencar
BI: Alexandre Maluf e Gracielly Lemos
Produção RTV e Gráfica: Marcos Araújo, Fernanda Machado, João Bosco, Tamiris Monroe, Lucas Xavier e Suzien de Carvalho
Revisão de Textos: Magda Carlos
Aprovação Ministério da Saúde: Camila Rabelo, Ed Ruas, Francisco Alves, Márcio Nascimento, Kamila Mota e Rafael Atuchi
Aprovação INCA: Carolina Araujo, Danielle Nogueira, Ísis Teixeira, Leidiane Cacciola e Luiza Real de Andrade Amaral