Marketing

Camil reforça posição como “Base do Brasil” com campanha estrelada por Thiaguinho e patrocínio à Tardezinha

Por Redação

24/07/2025 14h48

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Camil Alimentos acaba de lançar mais uma ação dentro da plataforma “A Base do Brasil”. A nova fase da campanha traz o cantor Thiaguinho como protagonista e inclui o patrocínio oficial da turnê Tardezinha, que completa 10 anos em 2025.

Ao unir o artista e um dos eventos musicais mais celebrados do país, a Camil investe em uma estratégia que combina cultura, afeto e brasilidade.

“Thiaguinho representa a alegria e a diversidade do Brasil, assim como o arroz e feijão, que fazem parte do dia a dia e da memória afetiva dos brasileiros”, afirma Flávia Molina, CMO da Camil.

Criada pela Lew’Lara\TBWA, a campanha “Ícones da Brasilidade” dá continuidade ao posicionamento que ressignifica o papel dos alimentos básicos como protagonistas da cultura nacional. A escolha da Tardezinha também amplia a presença da marca em experiências reais de conexão com o público: a nova turnê passará por mais de 25 cidades e deve reunir mais de 750 mil pessoas.

A ação também se alinha a movimentos anteriores da marca, como a premiada campanha 50/50 – Qual é a sua base?, vencedora do Effie Awards Brasil 2024, que trouxe à tona discussões sobre hábitos alimentares, representatividade e identidade brasileira.

“Enquanto muitos vêem o arroz e feijão como alimentos básicos, nós sabemos que o arroz e feijão Camil são, na realidade, a base do Brasil. Assumindo essa verdade, os alimentos que fazem parte da história e da cultura brasileira, a Camil se posiciona como uma marca essencialmente brasileira não só para sua origem, mas também pelo seu comprometimento em levar os sabores e a nutrição do Brasil para todos os brasileiros”, comenta Raquel Messias, vice-presidente de estratégia da Lew’Lara\TBWA.

A campanha contará com peças de mídia OOH, material de Ponto de venda e terá a veiculação do novo filme nas plataformas digitais e redes sociais, retratando Thiaguinho antes da fama em uma foto original do seu acervo pessoal consumindo Arroz e Feijão, bem como de pessoas de diferentes profissões, ainda crianças, representando o futuro em formação.

Além das mídias tradicionais a campanha contará com a veiculação nas edições do Tardezinha. A Camil acompanhará a turnê em todas as edições previstas até o final de 2025, marcando presença nas principais capitais brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Luís e Florianópolis, com ativações desenhadas sob medida para cada cidade. A marca desenvolveu estratégias específicas para cada praça, entendendo as peculiaridades regionais e buscando gerar experiências autênticas com o público.

Com essas iniciativas, a Camil consolida um movimento estratégico que amplia sua presença para além do universo da alimentação, posicionando-se como marca que compreende e celebra o cotidiano do brasileiro em todas as suas frentes.

“O Arroz e feijão seguem como protagonistas nutricionais do prato, mas agora também são valorizados como produtos simbólicos na cultura popular do país. Ao reforçar a visibilidade desses alimentos que sustentam a rotina e a história de milhões de pessoas, a Camil fortalece seu papel como líder no segmento e uma das principais responsáveis pela ressignificação da categoria de grãos nos últimos anos”, finaliza Flávia Molina, CMO da Camil Alimentos

FICHA TÉCNICA

Título: Arroz e Feijão Camil a base de todo brasileiro

Agência: LEW’LARA\TBWA

Cliente: Camil

CEO: Marcia Esteves

Direção Executiva de Criação: Rodrigo Tortima

Direção de Criação: Marilu Rodrigues e Jailma Ribeiro    

Direção de Arte: Eric Fernando, Gabriel Carcavalli e Paula Lopes

Redação: André Lima, Hugo Nery e Lucas Alcorta

CBO: Maria Pirajá

Negócios: Sandra Sales, Manuela Mascarenhas, Laura Jacomini e Isabela Passeti

CSO: Raquel Messias

Estratégia: Fernando Trovões, Marcella Vendramini e Nicole Souza.

Pesquisa/Insights: Isabel Geo e Letícia Santana

Conteúdo: Marina Torres, Mariana Graciolli, Raquel Brepohl, Giovana Novelli e Bárbara Nunes

Relações Públicas: Amanda Brandão e Yasmin Zampieri

Mídia: Caroline Gayo, Marianna Garcia, Beatriz Marcelino, Cesar Valentim e Marcella Dias.     

BI: Leonardo Cunha, Otavio Dias, Saullo Vaz e Vinicius Melgar

CCOO: Elise Passamani

Operações: Fran David, Ketlin Santiago e Gabrielly Muniz.

Produção Audiovisual: Murillo Moretti e Giovanna Cioca

Ilha: Gustavo Murbach e Matheus Sansão

Produção Gráfica: Rodrigo Giammarino, Marcio Lopes e Fernando Gonçalves

Produtora de imagem: Modernista Creative Producers

Direção de cena: Daniel Caselli

Produção executiva: Marcelo Monteiro e Alexandre Lucas

Diretora de negócios: Iara Demartini

Assistente de atendimento: Rafaela Pascali

Pesquisa: Bruna Dutra, Giorgio Bruno, Aline Bernardes, Marina Cappa e Matheus Paulelli

Assistente de direção: Elis de Seta

2º assistente de direção: Luiza Damião

Direção de fotografia: Vinicius Alves Bock

Assistente de câmera: Cristian Soares da Cruz

2º assistente de câmera: Valeria Lira Barboza

Logger: Thiago Meggiato Pereira

Vídeo assist: Augusto Galvao Cruz

TP: Salvador Azevedo Neto

Som direto: Antonio Jose de Pouveia (Popo)

Produção: Gilberto Pereira, Ana Paula Rodrigues Ribeiro e Fernado Pontes Barbosa

Coordenação de produção: Pedro Gomes e Clarice duo

Secretaria de produção: Mônica Silva

Assistente de set: Tiago Massayoshi Anzai, Helio Meggiato, Igor, Luiz Eduardo de Queiroz Bretas e Alexandre Luiz da Silva

Direção de arte: Carol Campos

Produção de objetos: Daiana Arná e Adriana Arná Ferreira

Contraregra: Vinicius Damico Ribeiro

Assistente de set: Rogerio Nogueira Dias, Carlos Alberto Oliveira Santos, Adriano Patrocinio da Silva, Jonas Mesquita

Figurino: Carlos Eduardo Aarias Pinheiro (Dudu) e Marcos Andre Lacerda Santos

Camareira: Olivia Barbosa da Silva

Maquiador: Alisson Braga Rodrigues

Produção de locação: Clayton Wanderley Dantas e Heloisa Rolim Vanderley Dantas

Culinarista: Paula Rainho

Assistente de culinária: Maria de Fatima Alves da silva, Maria Thaumaturgo Chiarella, Tatiane da Silva Reis

Fotografo still: Guto Seixas e Ruth C. Oliveira

Maquiador foto: Vanderley Godoy

Figurino still: Cacau e Anuro

Camareira still: Marcela Gomes de Lima

Elétrica: Juarez Rios Santana (Prego), Alexsandro Soares dos Santos (Lambes), Daniel Siqueira Zuculo e Jonas de Oliveira

Maquinista: Rodrigo Molica Severo (B.O), Joelson Teodoro dos Santos, Heberth William dos Santos Pires , Vinicius Roberto e Ignacio de almeida

Geradorista: Bruno Augusto de Oliveira Miranda

Pós-produção: Nathalie Rueda e Isadora Maia

Montagem: José Fausto

Colorgrading: Ian Pasqualino

Diretor de arte, motion: Iuri Nogueira

Finalização: Nathalie Rueda e Gabriel Carneiro

Produtora de Som: Pingado Áudio
Direção Musical: 
Will Bone
Produção Musical: 
Pedro Penna
Produção Executiva: 
Lu Novelli e Matheus Peres
Atendimento:
 Bruno Zorgi
Coordenação de Produção: 
Letícia Nunes
Finalização: 
Lucas Weingaertner

Elenco: Thiago André (Thiaguinho)

Paz & Bem Entretenimento – Ellen Caroline Barbosa

Marketing: Mahall Prado

Figurinista: Dudu Farias 

Maquiagem: Alisson Rodrigues

Motorista: Gustavo Sodré

Aprovação Cliente: Flavia Molina, Fernando Carvalho, Beatriz Paluan, Christiane Freitas, Lucas Pontes, Ivy Oliveira, Lucas Prado e Thamires Pereira.