A palestrante afirmou que a publicidade hoje vive a era do propósito, onde as marcas devem criar uma conexão emocional com o consumidor.
Atuando no mercado há 23 anos nas áreas de marketing e comercial, Camila Coutinho já contribuiu para a construção e posicionamento de diversas empresas de pequeno, médio e grande porte. E foi justamente sobre geração de valor para os clientes e para o negócio que a também colunista do Nosso Meio falou no palco Open Mind, no NM2B 2023.
Camila começou seu momento de fala levantando o questionamento “como o marketing atua para gerar valor para o cliente e para o seu negócio?”. Para os profissionais que trabalham em organizações que trabalham com METAS, “O que vale no fim do dia é a última linha”. Isso porque a entrega de marketing deve ser feita para o resultado.
“Fui aprendendo nos meus 23 anos de atuação que a entrega do marketing para essas empresas deve ser voltada para ajudar a construir valor para aquela marca. Valor no sentido de “valor de marca”, algo que vai ser perpetuado para a empresa”, comentou.
Camila Coutinho afirmou que a publicidade hoje vive a era do propósito, onde as pessoas se relacionam com algo maior. As marcas devem criar uma conexão emocional com o consumidor.
A era do propósito é sobretudo em relação ao coletivo. As marcas deixam de se relacionar apenas com o indivíduo e passam a olhar para o coletivo. Saímos de uma era centrada no indivíduo, e entramos em uma era que pensa na coletividade.
“Mas para além disso, essa era atual pede posicionamento sobre a visão de mundo. Causas e posicionamentos entram em pauta, que devem gerar (além de lucro), um impacto positivo na sociedade”, citou.
Camila apresentou um funil que demonstra o funcionamento do relacionamento do consumidor com a marca. Nesse funil, é possível ver muitas etapas e passos para fidelizar o cliente.
“No primeiro momento, o time de marketing deve mostrar a necessidade de consumir o produto, para que o consumidor conheça e avalie a marca, para assim comprá-la. Depois, o cliente usa o produto e é papel do marketing aprofundar a cultura daquela empresa. Só assim o cliente se fideliza e passa a amá-la. E por último, depois de um bom trabalho de fidelização o consumidor passa a compartilhar e defender a marca, já que compactua com seu posicionamento, e assim, passa a recomendá-la”, comentou.
Camila apresenta a equação de valor, que são oito elementos que mostram o que é valor para o cliente: Valor percebido + custo de aquisição, que é igual a criação de valor.
“A conclusão que chegamos é que não é só preço que faz a diferença. É o preço TAMBÉM, mas hoje não é mais a única coisa que o cliente olha na hora da compra”, completou.
Existem alguns caminhos para facilitar o trabalho de marketing na hora de ganhar a atenção do consumidor são:
– Reduzir preço;
– Diminuir elementos do custo;
– Aumentar o valor total para o cliente;
“Produto, serviço, muita gente entrega, inclusive de forma muito igual. Entregue a experiência! Quando colocamos elementos emocionais e intangíveis, estamos falando de geração de valor” finaliza
Camila Coutinho
Atua há 23 anos no mercado, nas áreas Comercial e Marketing, entregando resultados positivos na última linha em empresas de pequeno, médio e grande portes dos setores da Indústria, Serviços e Varejo.
Ao longo dessa jornada vem contribuindo para a Construção, Posicionamento, Reputação e Gestão de grandes marcas e projetos Nacionais e Internacionais Brasil afora, trabalhando ações ATL e BTL, com domínio do ferramental de Marketing – Branding, Pricing, Conteúdo, PR, LiveMkt, Experiência e Trade Omnichannel. Hoje lidera a Nexum, Consultoria de Estratégia e Marketing.
Com forte crença na troca de conhecimentos, atua como colunista do Nosso Meio, escrevendo a Marketar, apresenta o Videocast Plano de Negócios da UNIMED, é palestrante e também professora convidada na pós-graduação da UNIFOR, nos MBAs das áreas de Comunicação e Negócios.
NM2B 2023:
Os dias 23 e 24 de agosto já estão marcados por uma programação cheia de conhecimento e insights provocados pelo encontro de alta gestão e criatividade, o Nosso Meio to Business, que acontecerá na Torre Norte do BS Design. A segunda edição do evento traz grandes nomes do mercado nacional para dentro de dois auditórios que serão movimentados simultaneamente, além de salas de mentorias para acompanhamento individual dos ingressantes.