A Swile, startup centauro de benefícios flexíveis, estreia hoje a campanha “Exposed” em suas redes sociais. O objetivo da ação é esclarecer ao público o que está por trás da ação judicial que, em janeiro deste ano, resultou na sentença de que empresas de benefícios flexíveis, como a Swile, paguem uma indenização às empresas tradicionais. Representadas pela ABBT (Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador), as companhias alegam que há concorrência desleal, uma vez que o modelo de negócios das novatas gera prejuízos a elas.
A campanha leva o nome “Exposed”, um termo difundido para revelar situações controversas. No site, que será lançado dia 5 de março, é possível encontrar conteúdos que explicam o que está por trás dos interesses das grandes empresas de vale tradicional. Também faz parte da campanha um vídeo com tom irreverente e provocativo, no qual uma pessoa irritada questiona o motivo de cartões de benefícios flexíveis incomodarem tanto as companhias tradicionais. A mensagem final é que se inovar é motivo de incômodo, a Swile garante que continuará incomodando.
“Seguimos todos os requisitos exigidos pela legislação brasileira, somos inscritos no PAT desde 2018. Nossos cartões contam com a bandeira Mastercard, com tecnologia que identifica onde o cartão é utilizado. Caso o beneficiário tente utilizá-lo para uma finalidade diferente da categoria contratada, ele é automaticamente bloqueado. O mercado de benefícios no Brasil conta com apenas quatro empresas tradicionais, que detêm cerca de 85% dos cartões. Chega a ser absurdo falarem em concorrência desleal”, afirma Júlio Brito, General Manager da Swile Brasil.
A ideia da campanha surgiu das reações das pessoas que souberam do processo judicial e dos comentários nas redes sociais. Em ambos os casos, há uma surpresa sobre o fato de empresas que dominam o mercado se incomodarem tanto com a inovação de empresas ainda menores. Ao invés de melhorarem suas soluções e produtos, tais companhias optaram por tentar impedir a evolução deste modelo de negócio.
“A campanha é uma resposta bem-humorada ao absurdo da situação, afinal Swile é uma marca irreverente e divertida. Temos orgulho de ter um produto que veio para mudar o mundo do trabalho e vamos recorrer ao processo. A gente sabe que mudanças no status quo, mesmo as positivas, podem gerar desconforto, especialmente em um cenário acostumado com um modelo consolidado há décadas. Incomodar empresas tradicionais e ver a satisfação dos nossos clientes é sinal de que estamos fazendo a coisa certa: pensando em um futuro melhor no trabalho”, explica Bruno Montejorge, Vice-Presidente de Marketing da Swile Brasil.