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Campanha da Vivo provoca reflexão sobre uso excessivo de telas e como isso afeta a saúde mental

Por Redação

02/04/2025 08h41

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A nova campanha da marca provoca reflexão sobre como a relação intensa com o celular e como essa relação tem afetado a saúde mental

A tecnologia tem transformado de forma acelerada e significativa as relações humanas em diferentes aspectos – trabalho, relacionamentos e até tarefas cotidianas. O cenário de hiper conexão vem gerando preocupações em escala global sobre o impacto na saúde mental e como uma relação que começou benéfica, levanta agora alertas importantes.

Segundo o Panorama da Saúde Mental 2024, conduzido pelo Instituto Cactus e pela AtlasIntel, 40% dos entrevistados afirmaram que a quantidade de curtidas e comentários nas redes sociais influencia significativamente sua autoestima, com essa dependência de validação externa sendo especialmente notável entre adolescentes e jovens adultos. Nesse mesmo estudo, 45% dos jovens brasileiros, entre 15 a 29 anos, relatam que o uso intenso de redes sociais impacta negativamente sua saúde mental, contribuindo para o aumento da ansiedade e depressão.

Já a Organização Mundial da Saúde (OMS), mostra que 5,8% da população brasileira sofre de depressão, o que equivale a 11,7 milhões de pessoas, fazendo com que o Brasil lidere o ranking de ansiedade e depressão na América Latina. Outro levantamento, dessa vez feito por VTrends, hub de pesquisas e insights da Vivo, mostra que 51% das pessoas afirmam que perdem a noção das horas quando estão conectadas em dispositivos móveis.

A Vivo, que há muitos anos vem ampliando as discussões sobre os excessos do uso da tecnologia e tem se posicionado de forma propositiva sobre a importância do uso equilibrado do celular, reforça um movimento de discussão atual sobre o tema. Em sua nova campanha convida as pessoas a mudarem seu tempo com o celular, estabelecendo novos limites e uma relação mais saudável no uso das telas.

“Ao passo que a tecnologia ocupa um espaço cada vez maior em nossas vidas, é preciso buscar formas de estabelecer uma relação mais saudável e equilibrada com o celular. Esta pauta tem uma escala global e intergeracional, e como marca líder e com um olhar humano, acreditamos que é fundamental promover este diálogo”, afirma Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.

A campanha, criada pela Africa Creative, inicia com o filme “Relacionamento Tóxico”, que traz uma versão da música “jealousy, jealousy”, de Olivia Rodrigo como trilha sonora. A música foi uma escolha intencional para o material, tanto pela força da letra que fala sobre as consequências do uso excessivo das redes sociais, quanto pela relação da cantora com a geração Z e sua identificação com esse público.

O filme retrata como uma jovem está imersa em seu celular, sem perceber que está sendo dominada pelo mundo online e vivendo sob a pressão de estar sempre conectada. Em atuação com a agência Spark, a marca traz também uma estratégia de PR e Influência para ampliar o alcance e gerar conversas sobre essa pauta tão relevante.

“Em um cenário de inovações aceleradas, acreditamos que as marcas devem fazer parte da solução, provocando reflexões e incentivando escolhas mais responsáveis. Esta campanha é um passo estratégico para ressaltar a marca como uma agente ativa na construção do uso consciente da tecnologia.”, afirma Mariana Sá, Co-CCO da Africa Creative.

Ficha Técnica:

Agência: Africa Creative

CCO: Sergio Gordilho

CO- CCO: Mariana Sá

ECD: Rod Barbosa

Head of Design: Bruno Valença

Diretor Criativo: Diogo Dutra e Thiago Monteiro

Criação: Carlos Schleder, Fabiano Pinel

Campanha e Digital: Julia Miranda, Mayara Sayuri, André Almeida, Bruno Ferreira, Felipe Racca, Tomaz Saavedra, Mateus Martins e Adriano Nuevo

CEO: Márcio Santoro

co-COO: Heloisa Pupim

Atendimento: Rafael Cardoso, Gabriela Meira e Natália Chamadouro

VP Midia: Pedro Eustáquio

Mídia: Jefferson Sales, Tatiana Araujo e Jefferson Mendes

CSO: Ana Kuroki 

Planejamento: Anne Corbucci, Victoria Franco e Katiane Souza

VP de Conteúdo: Patricia Colombo

Conteúdo: Aline Botelho e Sacha Brasil

Insights – Inovação e pesquisa criativa: Estevão Meneguzzo, Eduardo Berardinelli, Bea Ribeiro e Mana Black

Culture Lab:

Produção Agência: Rodrigo Ferrari, Patrícia Melito e Felipe Lopes

Talents:  Fernando Alonso e Paola Arnelas

Produtora de Imagem: Don’t Touch My Soda

Direção: Felipe Mansur

Produção Executiva: Maira Massullo e Michelle Lutfy

Atendimento: Nicoli Azevedo e Gabriela Andrade “Garça”

CPO | Landscape: Renata Munaretto

Coordenação de Produção | Landscape: Marina Stacciarini

Assistente Criativa: Mariana Coropos

Direção de Fotografia: Diego Robaldo

Direção de Arte: Andrés Zarza

Produção de Objetos: Mary Mello

Direção de Produção: Lu Oppido

Produtores: Betinho Baeta e Sara Serra

1a Assistente de Direção: Renata Racy

2° Assistente de Direção: Bárbara Silveira

Produção de Locação: Tati Setton

Produção de Elenco: Alice Wolfenson e Neto Avena

Produção de Figurino: Marina Vieira

Beleza: Fabiana Mizukami “Mima”

Making of: Apenas ToniPós produção: Nash

Produção Executiva de Pós Produção: Flávia Gannam

Finalização: Fábio Abreu

Color Grading: Osmar Júnior

Montagem: Rodolpho Ponzio

Produtora de conteúdos digitais: Massai

Coordenação de Pós: Jairo Santos, Patricia Rodrigues

Ass de Coord de Pós: Thais Alves

Atendimento: Betânia Menardi

Finalizadores: Douglas Terciano

Montagem: Anderson Kidd

Colorista: Júnior Xis e Daniel Lopes

Compositores: Eduardo Nascimento

Motion: Mateus de Oliveira

Produtora de Áudio: Antfood Music & Sound Design

Direção Criativa: Lou Schmidt, Fernando Rojo e Tiago Mago

Produção Executiva: Renato Castro e Christiane Rachel

Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Tiago Mago, Luis Bergmann, Vinicius Nunes e Lucas Baldin

Coordenação de produção: Monique Munhoz e Pablo Mello

Finalização : Bruno Broaska, Fabian Jorge e Pedro Macedo

Aprovação/cliente:  Marina Daineze, Juliana Covino, Bianca Formiga, Caroline Sakamoto, Gabriela Leão, Suellen Ferreira.