Com direito a desafio exclusivo para lançamento da música “Encaixadinha”, a ação gerou mais de 800 milhões de visualizações no aplicativo
Celebrar a cultura brasileira e uma de suas maiores festas, o carnaval foi o mote da mais recente campanha do Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, no Brasil. O app escolheu um dos maiores ícones da música brasileira, o grupo de axé É O Tchan para lançar sua nova música “Encaixadinha” com um desafio exclusivo na plataforma.
A campanha começou com a ação #ÉOTchanNoKwai, que selecionou a melhor coreografia para a nova música da banda e reuniu uma das primeiras formações do grupo (Sheila Mello, Scheila Carvalho, Compadre Washington e Beto Jamaica) por meio da tecnologia e das plataformas sociais. Uma verdadeira nostalgia para os millenials que cresceram ouvindo a banda e que representam a maioria dos usuários do Kwai no Brasil. O resultado será um videoclipe exclusivo em formato vertical para a plataforma repleto de brasilidades.
Apenas nessa sua primeira fase, a campanha de mídia já impactou o equivalente a cerca de um quarto de toda a população brasileira, alcançando mais de 38 milhões de impressões, mais de 4,8 milhões de engajamentos, um melhoramento em 66% do CTR e um aumento de 900% de cliques no Facebook.
O sucesso se dá pela maneira em como o app é inclusivo e engloba todos os estilos de música de todas as regiões do Brasil.
“O Kwai é a cara do Brasil e quer estar próximo e presente em todos os momentos relevantes da cultura brasileira e de celebração do povo brasileiro. Nós valorizamos a música nacional, do axé ao sertanejo, passando pelo funk e rock. É um ambiente democrático e inclusivo em todos os sentidos”, afirma Claudine Bayma, diretora de marketing do Kwai no Brasil.
O desafio
A concorrência foi grande. Com mais de 200 mil vídeos que somaram mais de 800 milhões de visualizações, o É O Tchan promoveu um desafio exclusivo para escolher a coreografia do novo single. Por meio de um vídeo teaser sem áudio com as Sheilas, a chamada “Encaixadinha Misteriosa” gerou expectativa e curiosidade no público. O mistério chegou ao fim em 8 de fevereiro, quando a música “Encaixadinha” foi lançada de forma exclusiva na plataforma do Kwai junto ao desafio.
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Ao longo do desafio, a campanha englobou desde mídia de performance até ações com influenciadores, totalizando mais de 20 milhões de seguidores, de diferentes segmentos, de música, estilo de vida, humor e até mesmo os pets entraram na dança. O Kwai também trouxe uma estratégia nostálgica, com elementos que despertam memórias afetivas e com diversas referências ao grupo, com peças inspiradas em grandes sucessos da banda como o Califa.
“Tem sido muito gratificante os frutos da parceria com o Kwai. Ver nosso público se jogando no desafio, ouvindo a nossa música, é, sem dúvidas, o melhor retorno que poderíamos receber”, conta Compadre Washington.
Os participantes tiveram que criar uma dança e publicar um vídeo de até um minuto com a hashtag #ÉOTchanNoKwai. A grande vencedora foi a paraibana Giullia Marques, professora de dança de 26 anos, que viajou até Salvador para gravar o clipe ao lado de Compadre Washington e Beto Jamaica.
Estreia do videoclipe
Nas próximas fases da campanha de carnaval do Kwai, o público poderá ver um mini documentário acompanhando toda a emoção da vencedora Giullia, que realizou um sonho ao gravar com a banda. Além disso, com a estreia exclusiva do videoclipe no app no dia 25 de fevereiro, a plataforma também abrirá um novo desafio de carnaval chamado #Encaixadinha, convidando todos os usuários a compartilharem vídeos dançando a nova música com a coreografia escolhida.
“Nossa parceria com o É O Tchan nos deu a oportunidade de oferecer ao usuário não apenas o consumo de um conteúdo, mas também a participação na produção do mesmo. Com isso, nossa campanha também reforça a brasilidade da plataforma, com ícones nacionais nos conectando de forma autêntica e relevante junto ao público brasileiro, estando presente em suas maiores celebrações”, conclui Claudine.
“Estamos muito contentes com a repercussão de ‘Encaixadinha’. Já imaginávamos o sucesso que seria trabalhar com o Kwai, mas ainda assim, nos surpreendemos com a potência do aplicativo. O desafio foi emocionante e estamos muito orgulhosos de todo o trabalho desenvolvido”, completa Beto Jamaica.