Campanhas

Campanha incentiva destinação do Imposto de Renda para projetos sociais

Por Redação

11/05/2023 16h26

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Campanha reúne organizações e grupos de comunicação do Estado como Verdes Mares, Jangadeiro, TV Cidade e as respectivas rádios

 

A Campanha inédita  “Você Muda o Destino”, promovida por organizações e grupos de comunicação, quer incentivar a sociedade e os empresários cearenses sobre a importância de destinar um percentual do Imposto de Renda para apoiar projetos sociais. Além dos grupos, a campanha também contou com a parceria da Delantero, Black Jack films e Engaja Comunicação.

 

Clique aqui e confira o VT e mais informações sobre a iniciativa

 

O propósito é ajudar instituições que prestam grande serviço à sociedade como a Estação da Luz, o Iprede, a Associação Peter Pan, o Edisca, a Casa da Vovó Dedé, dentre outros. Com a adesão à destinação, cada contribuinte pode mudar a realidade de vida de milhares de pessoas atendidas pelas instituições beneficiadas.

 

O que é a destinação?

A destinação pode ser feita tanto por pessoas físicas que declaram o IR na modalidade completa quanto por pessoas jurídicas que são tributadas pelo lucro real. Essa destinação pode ser realizada durante o ano inteiro, os valores são deduzidos do Imposto de Renda devido dentro dos limites estabelecidos pela legislação federal, ou seja, o contribuinte não paga nada a mais do seu bolso.

 

No caso de pessoa física, o contribuinte pode destinar até 6% do imposto devido. Já as empresas, podem destinar até 8%. Vale ressaltar que, quem tem imposto a restituir, aumentará o valor a ser restituído e quem tem imposto a pagar, o valor destinado diminuirá na mesma proporção.

 

Destinar não é doar!

É importante salientar que a destinação é diferente de doação. A destinação é uma forma legal e segura de colaborar com a existência de vários projetos sociais através de um redirecionamento de recursos que deixam de ir para os cofres públicos e seguem direto para o financiamento de ações das instituições cadastradas. Fazer a destinação é uma ação segura para a prática de cidadania e está sujeita ao controle social.

 

“As instituições sociais só conseguem existir com o apoio e a colaboração da sociedade. O seu Imposto de Renda pode fazer a diferença no destino das pessoas atendidas em nossas Instituições. Infelizmente poucas pessoas sabem que fazer a destinação do Imposto de Renda é algo simples, legal, fundamental para todos e não gera nenhum ônus financeiro”, diz Olga Freire, presidente da Associação Peter Pan.

 

Confira o passo a passo para realizar a destinação do seu IR e colaborar com a vida de crianças, adolescente e idosos do Ceará:

 

1º) No programa da Receita Federal, na seção “Fichas da Declaração”, selecione o tópico de “Doações Diretamente na Declaração” e clique em “Novo”;

 

2º) Assinale o tipo de fundo: Estadual do Ceará ou Municipal;

 

3º) Em seguida, o programa exibirá o nome dos projetos beneficiados com os respectivos CNPJ para escolha, bem como valor máximo a ser destinado aos fundos;

 

4º) Pague o DARF gerado pelo programa até o vencimento – 31 de maio de 2023.

 

Confira também:

Gerdau, Ifood, Itaú, Linkedin, Magalu, Nubank e Vale se unem para contribuir com o desenvolvimento e pertencimento dos profissionais negros

Entenda os impactos do PL das Fake News, segundo especialista em Ciências Políticas

São Geraldo adota definitivamente o uso de sua garrafa verde na linha retornável