Coletividade e pertencimento no centro das estratégias de campanhas institucionais
O Governo de Sergipe, em parceria com a Objectiva Comunicação, lançou a campanha “Tá que tá”, um institucional do governo do Estado que compila as ações desenvolvidas pela nova gestão em seu primeiro ano, com o objetivo de cultivar o sentimento de pertencimento entre os moradores para o progresso de uma comunidade.
O time de criação buscou elementos presentes no cotidiano da população sergipana e os reuniu em jingle dinâmico e inspirador, como descreve Renato Nunes, diretor de criação da Objectiva.
“Essa Campanha precisava mostrar a cara do Governo que começou no início do ano, mostrar suas realizações e apontar para o futuro. Usamos o Tá que Tá por ser uma expressão conhecida (e usada) no estado de Sergipe, mas também para mostrar que o Governo ‘tá trabalhando e tá realizando’ muitas coisas para melhorar a vida da população”, afirma Nunes.
Num contexto em que a publicidade é mais fácil de ser ignorada em meio a avalanche de conteúdos sendo disponibilizados a todo instante, entreter e envolver o público-alvo nunca foi tão importante.
Para tanto, em vez de se restringir ao estúdio, a equipe apresentou como principal característica o aprofundamento in loco: o processo criativo contou com viagens a campo – não somente para captação – que permitiram o mapeamento e análises comportamentais mais robustas, orientando aquilo que seria retratado nas peças finais.
Os filmes passam por diversas regiões do estado, Gustavo Korontai, diretor e editor dos comerciais produzidos pela WG, considera que o trabalho proporcionou uma compreensão profunda do público em seu ambiente natural, fazendo com que a equipe sentisse o que as pessoas sentem. E resultou na concepção de uma narrativa visual que explorou a valorização da coletividade.
“Nela, um quadro leva a outro de modo que a cena nunca para, gerando uma unidade, um diálogo entre todas as ações do governo que convergem em uma direção só, a do sorriso, da felicidade”, explica.
Essa perspectiva está alinhada à própria proposta de valor que o governo adotou como mote desde o início da gestão, observa Nívia Lima, coordenadora de atendimento da Objectiva Sergipe. Nessa medida, segundo ela, a campanha cumpre um papel fundamental de reduzir as chances de um distanciamento entre posicionamentos do governo, e suas múltiplas frentes de trabalho, e a realidade da população, uma vez que toda comunicação está amparada na experiência concreta dos sergipanos com a gestão.