Promovido de forma híbrida este ano, o Festival de Cannes Lions 2022 chega a mais uma edição com uma nova categoria na premiação e mais ênfase em sustentabilidade. Seis grandes temas conduzem o festival em 2022, abordando questões basilares para o marketing e a publicidade neste singular contexto global, referentes a: sustentabilidade, diversidade e inclusão; talentos; tecnologia; efetividade criativa; transformação dos negócios.
As agências brasileiras chegaram a Cannes com força em 2022: o número de inscrições, de cerca de 2 mil peças publicitárias, representou um salto de 31% em relação à premiação do ano passado, que foi totalmente online.
O primeiro dia já começou com uma participação do Brasil nas premiações. Na revelação dos vencedores das primeiras seis categorias de premiação, agências e anunciantes brasileiros reuniram 13 Leões. O desempenho mais forte, até o momento, foi da agência Africa, que conquistou um ouro, uma prata e um bronze na categoria Outdoor.
O Leão de Ouro foi para uma campanha desenvolvida pela Africa para a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). De maneira simbólica, a indígena Txai Surui foi quem subiu no palco para receber a estatueta conquistada pela agência das mãos do presidente do júri de Outdoor, Eugene Cheong
O case “The Refugee Jatoba”, que no Brasil ganhou o nome de “Árvore Refugiada”, foi criada para a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e usou o storytelling de uma das árvores nativas da região da Amazônia, o jatobá, que pediu “refúgio” às embaixadas de outros países para fugir da ameaça de extinção.
Ao todo, o Brasil já conquistou no primeiro dia 1 Ouro (para Africa, em Outdoor), 3 Pratas (Africa, Gut e VMLY&R) e 9 Bronzes (dois para Africa; dois para VMLY&R; e AlmapBBDO, Dark Kitchen Creatives, Gut, Talent Marcel e Wunderman Thompson, com um cada).
Confira as peças brasileiras premiadas no segundo dia de Cannes Lions 2022:
Outdoor:
Ouro – THE REFUGEE JATOBA – INSTITUTIONAL – ARTICULATION OF INDIGENOUS PEOPLES OF BRAZIL (APIB) – AFRICA DDB
Prata – THE REFUGEE JATOBA INSTITUTIONAL ARTICULATION OF INDIGENOUS PEOPLES OF BRAZIL (APIB) AFRICA DDB
Bronze – THE REFUGEE JATOBA – INSTITUTIONAL – ARTICULATION OF INDIGENOUS PEOPLES OF BRAZIL (APIB) – AFRICA DDB
Bronze – UNBREAKABLE COURTS – INSTITUTIONAL – BUDWEISER – AFRICA DDB
Health & Wellness:
Bronze – UNBREAKABLE COURTS – INSTITUTIONAL – BUDWEISER – AFRICA DDB
PRATA – THE VIRTUAL NODULE – AMARO – FASHION, BEAUTY, WELLNESS, DECOR – VMLY&R
BRONZE – THE TINY POCKET – BAYER – ASPIRIN – ALMAPBBDO/ ENERGY BBDO CHICAGO
BRONZE – DIGNITY TO FLOW – JOHNSON & JOHNSON – SEMPRE LIVRE AND CAREFREE – WUNDERMAN THOMPSON
BRONZE – POSTPARTUM UNDER PRESSURE – UNILEVER – BABY DOVE – DARK KITCHEN CREATIVES
Radio & Audio:
BRONZE – BLACK BUSINESS BEATS, da GUT para Mercado Livre (Ebazar), com produção da HEFTY.
BRONZE – LOS SANTOS +3ºC, da VMLY&R para Greenpeace, com produção da PRODUKA FILMES.
Print & Publishing:
Prata – NEW ICONIC KISSES – MERCADO LIVRE (EBAZAR) – MERCADO LIVRE – GUT
Bronze – TAKE THIS AD FOR A RUN – GO OUTSIDE – GO OUTSIDE – GO OUTSIDE / TALENT MARCEL
Bronze – THE REAL PROBLEM – ATHOS – LGBTQ+ NEWS – VMLY&R
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