A assessoria de imprensa é uma das facetas da comunicação empresarial. Este serviço contribui para criar ou fortalecer o relacionamento profissional entre o assessorado e a imprensa. Com isso, busca gerar notícias e publicações espontâneas de interesse público. Para entender melhor como funciona esse serviço, que muitas vezes não é compreendido adequadamente por muitas pessoas, a agência então montou um passo a passo simples para explicar a atividade da Assessoria de Imprensa. Explica, também, como fazer para contratar esta atividade.
“Muitas vezes, as empresas entendem a importância desse serviço, mas não sabem exatamente como funciona. Confundem com redes sociais, com marketing e publicidade, mas é fundamental que haja esclarecimento quanto ao que uma assessoria de imprensa se propõe a fazer”, explica Léo Capibaribe, jornalista e diretor da Capibaribe Comunicação.
Em entrevista para o Nosso Meio, Léo Capibaribe compartilha que a ideia de lançar um e-book veio de um cliente da agência. “Em uma de nossas conversas, percebemos que o serviço de assessoria de imprensa têm sido indispensável para a consistência da imagem de qualquer profissional, empresa ou serviço. Esse formato vem ganhando cada vez mais espaço graças a sua praticidade, já que o conteúdo pode ser consumido em diversas plataformas como computadores, smartphones, tablets e e-readers. Em nossas reuniões informais fui percebendo falas, e abordagens de que faltava alguém que falasse de uma forma objetiva, sem termos técnicos. Então, agora temos nos dedicado para entregar um conteúdo bem estruturado e que cumpra sua função de ajudar na visibilidade das marcas. Estou pensando em incluir um ‘cearês’ para exemplificar alguns cases”, explica.
“Para realizar o projeto, contamos com a presença de uma redatora e um designer. Esse é um apanhado de quase 10 anos dentro da área. Percebemos muitas mudanças, tanto no operacional como na forma de planejar. Inclusive vale salientar que foram ouvidos outros profissionais dentro da comunicação e o olhar deles sobre essa conectividade estará presente”, conta Léo.
O diretor da agência e idealizador do e-book comenta suas expectativas com o lançamento “Sabe aquele projeto que ficou engavetado durante alguns anos? Temos percorrido um caminho muito frutífero nessa intermediação entre empresas e a mídia, entre as empresas e o público, e entendemos que nesse momento em que os meios de comunicação estão cada vez mais próximos ao toque das mãos seja um sinal para esse e-book ser lançado. É um filho! Então depositamos nele excelentes vibrações”, diz.
“Sobre a temática do e-book, antes de mais nada, é bom saber que não se trata de uma questão de vaidade. Estamos falando de fortalecimento de marca e, principalmente, um endosso de determinado trabalho pelos veículos de comunicação tradicional. E essa aparição em veículos tradicionais de comunicação gera confiança no consumidor. É uma forma de passar transparência para o público, de mostrar a idoneidade e isso não tem preço. Não consigo imaginar um profissional se abster dessa realidade, quem não é visto não é lembrado”, afirma Léo.
De acordo com o jornalista, o e-book será lançado entre novembro e dezembro deste ano. “Temos algumas conversas em paralelo com parceiros da Capibaribe que já se prontificaram a construir um movimento legal, então estamos arredondando para contemplar todos. O acesso se dará por meio de landing page e temos estudado também uma ferramenta por meio do whatssap, já que hoje é a rede social mais popular do mundo. Nós queremos descomplicar e tenho certeza que muita gente vai ter a ‘virada de chave’ quando acessar”, finaliza.
Sobre Capibaribe Comunicação
Com quase 10 anos de atuação no mercado cearense, a agência conta com a direção do jornalista Léo Capibaribe e possui uma cartela de 15 clientes de diversas áreas, são: tecnologia, alimentação fora do lar, educação, controle de pragas, recursos humanos, saúde, comércio exterior, diplomática, bares e restaurantes, sindical e associativista.