Diretoras da agência participaram do lançamento do movimento em Brasília a convite da Oficina Consultoria
As sócias-diretoras da Capuchino Press, Renata Benevides e Karla Rodrigues estiveram em Brasília na última terça-feira (20) para o lançamento da Rede de Reputação & Influência, uma iniciativa inédita no setor de comunicação corporativa que nasce como a primeira comunidade de atuação compartilhada em negócios no país. A Capuchino é uma das quarenta empresas que fazem parte do movimento.
“É um grande orgulho para a Capuchino Press ser a única agência de Fortaleza a figurar neste programa de tamanha relevância nacional”, afirma Renata Benevides, sócia-diretora da Capuchino Press. “Isso demonstra o reconhecimento do nosso trabalho e da nossa expertise no mercado de comunicação do Nordeste e nos posiciona em um ecossistema de colaboração que trará muitos frutos para todos os envolvidos”, completa.
A Rede de Reputação & Influência, idealizada pela Oficina Consultoria, opera em um modelo “as a service”, com governança horizontal e foco em dados e portfólios integrados, seguindo os padrões da economia colaborativa. A previsão é de um crescimento de oportunidades de até 20% já no primeiro ano.
O movimento reúne empresas que oferecem desde assessoria de imprensa e relações públicas até inteligência artificial e gestão de crise. A atuação consultiva junto a conselhos de administração, com foco em desempenho, governança, ESG e gestão de riscos, também faz parte da proposta.
“Participar do lançamento da Rede de Reputação & Influência é um marco significativo para a Capuchino, especialmente neste ano em que celebramos 15 anos de atuação. Acreditamos que a colaboração e a troca de experiências com outras agências do setor são fundamentais para inovar e oferecer soluções ainda mais completas e eficazes aos nossos clientes, em linha com a Nova Economia que exige soluções customizáveis e multidisciplinares”, ressalta Karla Rodrigues, também sócia-diretora da Capuchino Press, destaca a importância do momento.
Sobre a Rede de Reputação & Influência
Iniciativa da Oficina Consultoria e resultado de um estudo conjunto com a Alínea Consulting e a Fundação Dom Cabral, a rede oferece um ecossistema dinâmico e acessível, que ultrapassa as fronteiras dos portfólios individuais para entregar soluções integradas e de impacto. As empresas da Rede oferecem aos seus clientes um portfólio de soluções disponíveis na comunidade.
“Esse modelo de economia colaborativa já é consolidado em mercados como o de tecnologia e startups. A inovação, agora, está em adaptá-lo ao setor de comunicação corporativa”, explica Patrícia Marins, sócia-fundadora da Oficina Consultoria. “Trata-se de uma estrutura já testada e validada por estes setores, que se apoia em redes colaborativas e modelos descentralizados para gerar eficiência e ampliar resultados.”
Segundo o relatório Sharing Economy Market Size, Share | Global Growth 2024–2032, divulgado em 2025, a economia compartilhada movimentou US$ 158,1 bilhões no mundo em 2023, com projeção de alcançar US$ 2 trilhões até 2032.
A Rede surge em um momento de retração do setor. Segundo o anuário da Aberje com o Valor Econômico, o mercado de comunicação encolheu 14,8% em 2023, enquanto fusões e aquisições se consolidaram como estratégia dominante. A Rede de Reputação & Influência, no entanto, aposta em um caminho alternativo: o da comunidade de negócios, ancorada em governança colaborativa, geração mútua de valor e complementaridade de expertises.

“Estamos estruturando um modelo de operação flexível e sem barreiras de entrada: sem exclusividade, sem custos, sem impacto na operação individual e sem exigência de fidelização. Cada parceiro contribui com seus talentos e ganha ao integrar competências e oportunidades”, afirma Patrícia Marins, sócia-fundadora da Oficina Consultoria.
Além dos benefícios institucionais, os membros têm acesso a mentorias, treinamentos e oportunidades reais de negócios com divisão de receitas em projetos conjuntos. A atuação já se expande para frentes como a COP 30, com projetos colaborativos voltados a clientes do evento, e a disponibilização do Órbita, plataforma de gestão de stakeholders criada pela Oficina e aberta à Rede.
Outro diferencial é a construção de agendas integradas. A Rede já articula participação em eventos como o SXSW, em Londres, e o Festival Curicaca, que será realizado em Brasília em outubro, com foco na Nova Indústria Brasil e na transformação digital.
A estrutura da comunidade é composta por um Steering Committee (Comitê de Liderança) e subcomitês especializados — como Admissão e Parcerias, Ética e Compliance e Desenvolvimento e Crescimento —, o que garante agilidade e consistência nas decisões. Os parceiros mantêm autonomia jurídica e podem entrar e sair livremente, utilizando o selo da Rede mediante conformidade com suas diretrizes. As decisões estratégicas são tomadas em conjunto e os membros podem usar o selo da Rede em suas comunicações, desde que estejam em conformidade com as diretrizes da parceria.
Para a CEO da Oficina, Liliane Pinheiro, a Rede representa uma virada de chave no setor: “Mais do que um hub de negócios, a Rede propõe uma nova lógica: substituir a concentração pela partilha, e a competição pela colaboração. Ancorada no capital coletivo, na inovação, no talento humano e na inteligência compartilhada, ela cria valor para todos os parceiros. Com estrutura horizontal e regras claras de convivência e operação, inaugura um novo paradigma para o setor — uma verdadeira comunidade as a service”.