Destaque

Carnaval no Ceará: hotéis, bares e restaurantes se preparam para receber turistas de todo Brasil

Por Redação

28/02/2025 18h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Segundo a Secretaria de Turismo do estado, a expectativa é que o feriado gere R$ 744,2 milhões em renda, um aumento de 18,3% em relação ao mesmo período do ano anterior

O carnaval se aproxima no Ceará e os foliões já anseiam pelas festas nos tradicionais blocos que ocorrem tanto na capital quanto no interior. Na alta estação, o estado se torna um dos mais buscados por turistas do Brasil e do mundo, que movimentam a economia local. Segundo dados da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), a expectativa é que o feriado gere R$ 744,2 milhões em renda, um aumento de 18,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O setor de hotelaria é um dos mais otimistas. A Setur aponta que a taxa de ocupação hoteleira no Ceará deve subir para 87% em 2025, um crescimento de 7,9% em comparação ao ano anterior. O dado se aproxima da realidade dos resorts da Rede Beach Park, que estão com média de ocupação em 92%, com picos de 96%. Segundo Ivan Dias, gerente comercial do Beach Park, a expectativa é receber 2 mil hóspedes durante o carnaval. A rede também contratou cerca de 300 funcionários temporários para reforçar a equipe de serviços durante o período de alta estação.

“As nossas contratações temporárias sempre são feitas ali no início de dezembro do ano anterior. Elas seguem conosco durante toda a alta temporada até o carnaval. Então, entre dezembro de 2024 e até o final do carnaval, em março de 2025, a gente contratou cerca de 300 posições temporárias para esse período”, afirma Ivan.

O setor de bares e restaurantes também mostra-se otimista com o carnaval. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel-CE) revelou que mais da 62% dos estabelecimentos do estado esperam faturar mais no período de carnaval. Deste percentual, 53% estimam um crescimento de até 20% nas receitas.

“Nós sempre aproveitamos datas como o Carnaval para alavancar o movimento em nossas lojas. […] O Vignoli já possui uma clientela fiel, que confia no nossos produtos e serviços e que está sempre com a gente, Durante o carnaval, além do ‘happy hour’ no almoço, vamos manter a qualidade do que já entregamos e atrair novos clientes através da boa localização das nossas lojas e dos lançamentos que temos para esse ano no nosso cardápio e dos nossos espaços para eventos”, comenta Júlio Bezerra, CEO do Grupo Vignoli.

Segundo o presidente da Abrasel-CE, Taiene Righetto, a movimentação durante o período de carnaval pode impulsionar um momento de retomada para o setor de bares e restaurantes, que têm sofrido impactos econômicos fortes desde a pandemia. Segundo a pesquisa, a inflação e o endividamento, que atinge 48% dos estabelecimentos, são os principais desafios para os proprietários.

“Além da inflação, o aumento dos preços dos insumos é um grande desafio. Nós buscamos uma gestão mais eficiente para evitar repassar esses custos ao consumidor, mantendo nossos preços acessíveis. Nosso foco é equilibrar qualidade e experiência sem impactar a experiência do cliente. Para isso, nós investimos equipes treinadas para garantir atendimento ágil e de qualidade, proporcionando experiências marcantes para quem vem nos visitar“, comenta Zuellington Lemos, sócio do Grupo Illa.