Rede venceu na categoria de loja de móveis e eletrodomésticos, sendo escolhida por 29% dos entrevistados
A Casas Bahia é a vencedora do Top Of Mind de 2021 pelo 16º ano consecutivo na categoria loja de móveis e eletrodomésticos. A rede foi citada por 29% dos consumidores entrevistados como a marca mais lembrada pela 31ª edição do prêmio.
O Top Of Mind premiou empresas em 80 categorias como produtos e serviços, incluindo as especiais. A cerimônia de premiação foi transmitida na noite de quinta-feira (28) ao vivo no canal do Youtube da Folha de S. Paulo. Realizado pelo Datafolha desde 1991, o Folha Top Of Mind é o mais importante estudo de lembrança de marcas do país, tanto em longevidade quanto em abrangência, sendo o principal do tipo na América Latina.
Cliente no centro
De acordo com Ilca Sierra, chief experience marketing officer da Via, dona da rede varejista, o prêmio comprova a presença da marca no dia a dia do brasileiro. A executiva lembra que os laços da Casas Bahia com o consumidor foram estreitados ainda mais, desde ano passado com a pandemia de Covid-19, o que levou a rede a se reinventar, com iniciativas pioneiras como o Me chama no Zap, que conectou clientes e vendedores das lojas.
“A Casas Bahia se transforma a cada ano para participar cada vez mais do dia a dia do brasileiro, reinventou seu carnê que agora é digital e é uma marca que se relaciona com as pessoas. Estamos aqui para atender os brasileiros em toda sua jornada: onde, como e quando necessitarem”, destaca.
Com mais de 60 anos, a Casas Bahia é líder de varejo e está na vanguarda da concessão de crediário ao cliente, também conhecido hoje como BNPL (Buy Now Pay Later ou “compre agora e pague depois”). Assim como as demais marcas da Via, a rede aposta na omnicanalidade, que permite ao cliente realizar sua jornada de compra tanto em lojas físicas como nos canais digitais – site e aplicativo.
“Estamos na vanguarda do Buy Now Pay Later concedendo crediário para que nossos clientes possam realizar seus sonhos”, afirma Abel Ornelas, COO da Via.
Cada unidade da Casas Bahia também funciona como mini hub, onde os clientes podem retirar os produtos adquiridos pelo site ou aplicativo. Neste ano, a rede está se expandindo pelo Brasil com a inauguração de 120 novas lojas.
Novo mascote
Em 2020, a Casas Bahia passou por duas grandes transformações da marca para torná-la ainda mais próxima dos clientes. Primeiro, seu mascote, o Baianinho, acompanhou a evolução do varejo, cresceu e ficou mais moderno e digital, assim como a própria Casas Bahia, e passou a ser chamado CB.
A campanha, criada pela agência Y&R, veiculou na tevê e plataformas digitais o filme “Quero ser grande”, que mostrava a evolução do personagem e também focava na sua interação com o público, levantando desde temas mais leves a questões como sustentabilidade.
A outra mudança foi na marca Casas Bahia, que ganhou novo design e nova interface nos canais de vendas digitais, além de reforma nas mais de 800 lojas físicas da rede. Também criada pela Y&R, a nova identidade da marca teve o mote “Nossa casa é o Brasil. Nossa causa é o brasileiro”, na qual a Casas Bahia destaca que enxerga cada brasileiro como único e reforça o sentimento de estar presente na jornada do consumidor, seja no aplicativo, site ou loja física.