A nova campanha foi desenvolvida em parceria com a agência Next, que ficou responsável por toda a identidade visual e conceito da campanha
Ao ajustar o posicionamento de marca para este ano, a Catho, plataforma gratuita de empregos, busca modernizar sua comunicação e se aproximar ainda mais de duas frentes extremamente importantes para o mercado de trabalho brasileiro: o público jovem e as MPMEs (micro, pequenas e médias empresas). Para consolidar esse marco, a empresa prevê um orçamento superior a 100% para investimento em marketing, comparado ao ano passado, iniciando com a campanha “A vaga que é a sua cara está aqui”.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a Geração Z ocupa 16% da população brasileira e sua participação no mercado de trabalho caiu de 52,7% em 2019 para 50,5% em 2024. Diante desse cenário, a Catho vê como prioridade expandir a presença entre este público de acordo com sua linguagem e engajamento, a fim de proporcionar oportunidades para darem os primeiros passos e se desenvolverem.
“Grande parte da força de trabalho já é da geração Z, que está transformando o mercado e será o futuro das nossas empresas. Precisamos atender suas expectativas, apoiando seu crescimento e aprendendo rápido com as mudanças que trazem para o setor, que passam, sobretudo, por uma comunicação autêntica, transparente e alinhada às tendências digitais. A Catho, que conhece muito do mercado de trabalho do Brasil e já transformou a vida de muitas gerações através do emprego, está empenhada em ser a maior parceira no corre dos novos profissionais também, para isso estamos adotando uma abordagem que caminhe junto com a gen.Z, através de nossas campanhas, redes sociais, parcerias e conteúdos”, comenta Fernanda Araújo, Head do Marketing da Catho.
Essa mudança de comunicação vai de encontro com a frequência dos jovens nas redes sociais, que também pode ser encarada como recurso sobre temas relacionados a emprego. Segundo dados do Google, 40% da Geração Z utiliza o Tik Tok como uma ferramenta de busca.
Para a procura de trabalho, a Pesquisa de Jovens 2024, realizada pela Catho, identificou que 24% dos jovens, entre 18 e 24 anos, costumam buscar por novas oportunidades em sites de emprego gratuito, seguido por internet (17%), site das empresas (15%), indicações de conhecidos (13%) e redes sociais (6%).
Quando se trata das MPMEs, a Catho visa intensificar, por meio de campanhas e ações, parceria estratégica para este nicho, oferecendo serviços personalizados para otimizar os processos de contratação, ao mesmo tempo que expande a movimentação do mercado. Isso incluirá conteúdos educativos e ferramentas práticas, ajudando essas empresas a enfrentarem desafios relacionados à atração e retenção de talentos.
Conforme pesquisa da Rearch 2023, 38% das MPMEs não encontram candidatos qualificados para o cargo e 8% possuem dificuldade para conciliar a rotina com entrevistas. Ainda, 28% avaliam CV por CV que chega no e-mail.
“O plano de 2025 prioriza investimentos para aproximar a marca dos profissionais mais jovens, mas também reforça nossa participação em micro, pequenas e médias empresas. Quem é empresário no Brasil sabe que o desafio de desempenhar múltiplas funções é enorme e a seleção de bons candidatos pode dar muito trabalho, por isso a Catho está focada em facilitar a vida de quem precisa ser rápido em montar o time certo para seu negócio, temos soluções baseadas em AI, tecnologia de ponta aplicada em uma interface simples e fácil de usar. A gente entende de mercado de trabalho brasileiro, tem vaga para todos e facilita o processo entre empresário e o candidato que é a cara da empresa. A Catho é pioneira nesse segmento e é isso que estamos contando na nossa campanha”, finaliza Fernanda.
Já em relação à identidade visual e conceito da campanha, a agência Next, parceira da Catho no projeto, teve como objetivo trazer mais valor e percepção para a marca quando se fala em ser “A Cara do Brasil”.
“Os elementos visuais da campanha publicitária da Catho destacam o papel essencial da plataforma como um elo entre vagas de emprego e candidatos em todo o Brasil, de forma simples e objetiva. A ideia é transmitir visualmente o alcance nacional e a capacidade de transformar a busca por emprego em um processo mais rápido e assertivo, por meio de uma plataforma digital robusta e de fácil utilização”, destaca Thiago Santos, diretor de arte da Next.
A nova campanha será veiculada mídia online e offline na plataforma Tembici, Relógios de rua, Abrigos de ônibus, Painéis de led, rádio, Mídia Display (Google e em outros portais de notícias), Mídia em vídeo e áudio no YouTube e no Spotify e em Redes sociais, como Instagram e TikTok.


