Marketing

CBF e Pacto Contra a Fome lançam campanha criada pela Africa Creative para combater o desperdício de alimentos nos estádios

Por Redação

11/12/2025 17h16

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

“Desperdiçômetro”, do Pacto Contra a Fome, entrou em campo em todos os estádios de futebol nas últimas rodadas do campeonato

Em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol e criada pela Africa Creative, a campanha “Jogue Contra o Desperdício”, realizada pelo Pacto Contra a Fome, levou sua mensagem de conscientização aos estádios durante a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o “Desperdiçômetro” exibido nas placas digitais antes do apito inicial e no intervalo das partidas, a ação alertou torcedores sobre os números alarmantes do desperdício de comida no país, além de ganhar amplificação nas redes sociais e no site oficial da CBF.

O Desperdiçômetro levou informações sobre a quantidade de alimentos desperdiçados durante o período de realização de determinada tarefa. A ideia foi dar a possibilidade de a população visualizar a dimensão do problema de maneira prática, em situações do dia a dia. A parceria tem o objetivo de conscientizar a população sobre a ligação entre o desperdício de alimentos com a insegurança alimentar e a fome. 

“Unir a campanha ‘Jogue Contra o Desperdício’ ao futebol é uma forma poderosa de levar essa conversa para onde o Brasil já está: nas arquibancadas, diante da TV e nas redes sociais. Quando mostramos o impacto do desperdício dentro do campo, com o Desperdiçômetro, fazemos com que milhões de pessoas percebam que cada escolha importa. Essa parceria com a CBF amplia nossa voz e reforça que combater o desperdício é um gesto simples, mas capaz de mudar o jogo contra a fome no Brasil”, afirma Juliana Plaster, codiretora executiva do Pacto Contra a Fome. 

A campanha nacional “Jogue Contra o Desperdício” conta ainda com filme publicitário estrelado pela medalhista olímpica Rebeca Andrade, a esportista mais condecorada da história do esporte brasileiro.  Além disso, a iniciativa conta com uma grande inovação: a inteligência artificial via WhatsApp. 

A TIA Contra a Fome, uma inteligência artificial desenvolvida especialmente para esta causa e que está disponível no whatsapp, atua como uma assistente virtual disponível para orientar a população. Além de oferecer dicas práticas para evitar desperdício, a TIA também sugere receitas criativas a partir dos ingredientes disponíveis em casa, mostrando que a tecnologia pode ser uma grande aliada na construção de hábitos mais sustentáveis.

Levantamento realizado pelo Pacto Contra a Fome em parceria com a consultoria Integration mostra que 55 milhões de toneladas de alimentos são perdidos ou desperdiçados anualmente no Brasil em toda a cadeia, do campo à casa do consumidor, ao mesmo tempo em que temos mais de 50 milhões de brasileiros em situação de insegurança alimentar. 

Além de uma contradição em um país que ainda tem fome, o desperdício de alimentos contribui para a crise ambiental, impactando a emissão de gases de efeito estufa associados à decomposição de resíduos orgânicos e aumentando a pressão sobre os recursos naturais, como água e solo. Estima-se que um terço de tudo que é produzido no Brasil seja desperdiçado ou perdido, não chegando à mesa do brasileiro. 

Estimativa do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) aponta que cada brasileiro desperdiça, em média, 77 quilos de alimentos ao ano. Uma perda que se sente também no bolso já que o custo anual estimado do desperdício para uma família de três pessoas no Brasil alcança R$1.603, valor superior ao do salário mínimo. 

A problemática é global. Segundo a FAO, todos os dias cerca de 1 milhão de refeições são desperdiçadas.  O custo de todo o desperdício de alimentos no mundo chega a UM$1 trilhão por ano. 

Ficha Técnica
PACTO CONTRA A FOME 2025
Cliente
: Pacto Contra a Fome
Agência: Africa Creative
CCO: Sergio Gordilho
ECD: Aaron Sutton
Diretor de Criação: Sergio Fonseca
ACD: Pedro Paulo Mesquita
Criação: Sergio Fonseca, Pedro Paulo Mesquita, Felipe Sanches, Diana Coutinho, Pedro Apud
CEO: Marcio Santoro
Diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade: Raphael Vandystadt.
Co-COO: Renato Broggin
Atendimento: Vitória Medauar, Guilherme Pereira, Lannara Nascimento
Operações e Projetos Especiais: Juliana Ambold, Maria Lutilia de Souza, Mariana Figueiredo, Geórgia Rohn, Adriana Moraes, Maria Isabel Abreu.
Mídia: Haroldo Paro, Ademir Camargo
CSO: Ana Paula Kuroki
Planejamento: Angel Pinheiro
VP de Talents: Fernando Alonso
Talents: Bruna Cicolino, Jéssica Oliveira, Andres Nunes
Produção Agência: Rodrigo Ferrari, Tais Olhiara, Graziela Cristina, Edinalva Farias, Rodrigo Pirim, Jose Ernesto Silva Neto, Ubiraci Mathias.