As cidades cearenses vencedoras irão para a etapa nacional, em primeiro de julho, em BrasíliaA etapa cearense do Prêmio Band Cidades Excelentes aconteceu na última segunda-feira (17), reunindo autoridades, gestores e representantes dos municípios do estado para uma noite de reconhecimento e celebração das melhores práticas de gestão pública.
Realizado pelo Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Áquila, o prêmio tem como objetivo incentivar a eficiência, transparência e inovação nas administrações municipais.
O Diretor Regional da Band, Carlo Bastos, ressaltou a importância do prêmio para a valorização do trabalho dos gestores municipais:
“O Prêmio Band Cidades Excelentes destaca o empenho e a dedicação dos nossos gestores em melhorar a qualidade de vida da população. Esta iniciativa é fundamental para incentivar a busca contínua por excelência na administração pública”, afirma.
Durante a cerimônia, os municípios foram avaliados com base em seis pilares fundamentais: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. A avaliação utilizou dados consolidados pelo IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), garantindo uma análise justa e abrangente do desempenho dos municípios.
A noite foi marcada pela entrega de certificados aos vencedores, cada um reconhecido por suas contribuições significativas em diferentes áreas da gestão municipal.
A cerimônia de premiação da etapa nacional ocorrerá em 1º de julho de 2024, em Brasília, e reunirá líderes municipais de todo o país. Os vencedores serão aqueles que apresentarem as maiores evoluções positivas nos indicadores de cada pilar ao longo do ciclo avaliado
Confira a lista completa dos vencedores:
GOVERNANÇA, EFICIÊNCIA FISCAL E TRANSPARÊNCIA:
Menos de 30 mil habitantes: Pereiro
Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Boa Viagem
Mais de 100 mil habitantes: Itapipoca
EDUCAÇÃO:
Menos de 30 mil habitantes: Altaneira
Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Eusébio
Mais de 100 mil habitantes: Crato
SAÚDE:
Menos de 30 mil habitantes: Alcântaras
Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Pentecostes
Mais de 100 mil habitantes: Itapipoca
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA:
Menos de 30 mil habitantes: Potengi
Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Guaraciaba do Norte
Mais de 100 mil habitantes: Fortaleza
SUSTENTABILIDADE:
Menos de 30 mil habitantes: General Sampaio
Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Iguatu
Mais de 100 mil habitantes: Sobral
DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO E ORDEM PÚBLICA:
Menos de 30 mil habitantes: Jati
Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Eusébio
Mais de 100 mil habitantes: Maracanaú
PRÊMIO IGMA:
Menos de 30 mil habitantes: Cariré
Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Nova Russas
Mais de 100 mil habitantes: Crato