O futebol é a maior e mais intensa paixão do brasileiro. E também é a que mais movimenta a economia do país. Segundo pesquisa encomendada pela CBF, o esporte movimenta um total de R$ 52,9 bilhões por ano no Brasil.
No estado cearense, a fase dos clubes locais colabora para tal dado: Com o rebaixamento de Bahia e Sport para a segunda divisão, Ceará e Fortaleza se tornam os únicos representantes nordestinos na elite do Brasileirão. A dupla também são os representantes nordestinos em torneios internacionais, com o Vovô na Copa Sul-Americana e o Tricolor do Pici na Libertadores. Tal fato demonstra a ascensão do futebol cearense na região e também no cenário nacional.
Os dois clubes apresentaram orçamento maior que 100 milhões de reais para o ano de 2022, o que representa uma grande organização financeira das duas diretorias. E esse cenário é ideal para empresas que desejam investir em patrocínio: Hoje os dois clubes somam mais de 35 patrocinadores, locais e nacionais, que movimentam milhões em investimento para os clubes.
A rede varejista cearense Zenir, por exemplo, fechou “a maior parceria da história” com os clubes cearenses, com duração de cinco anos, até 2026. Segundo o jornalista Sérgio Ponte, foram mais de 9 milhões de reais investidos para cada time. Por ano, os cofres de Porangabuçu e do Pici receberão R$ 1,8 milhão cada.
A empresa turca Bitci Technology, especializada em projetos NFT e blockchain, foi outro nome que decidiu investir nos clubes da terrinha. Com contratos até 2024, a marca estampará a parte superior do peito da camisa alvinegra em dias de jogos, e na posição da “barra frontal” do uniforme tricolor.
Parceira de longa data do futebol brasileiro e patrocinadora oficial de grandes times do Brasil, a Brahma também se rendeu ao Mais Querido e ao Tricolor de Aço: Fechou patrocínio com o objetivo de mostrar a potência do futebol cearense para colocá-los em um lugar de destaque o ano inteiro, com ações que valorizam e reforçam a relevância do futebol nordestino.
A Unimed Fortaleza é uma empresa que apoia o futebol cearense há mais de 10 anos. A cooperativa contribuiu de diversas formas com os clubes. Médicos e socorristas mantém uma ambulância de UTI móvel em todos os jogos disputados na capital para dar segurança aos jogadores. Além disso, no início de todo ano, os jogadores dos dois clubes realizam os exames de pré-temporada nas unidades da rede. Desde 2020, a Unimed Fortaleza começou a apoiar também o futebol feminino dos dois clubes.
Em evento realizado no Espaço Nosso Meio em 2021, os gerentes de marketing dos dois clubes já possuíam pensamento bastante alinhado quanto aos investimentos e estrategias para angariar patrocinadores. Marcel Pinheiro, Diretor de Marketing do Fortaleza Esporte Clube, fala que quando as equipes se unem, é mais fácil lidar com o mercado.
“Hoje, quando um cliente nos procura para fechar um negócio, fazemos uma apresentação mostrando os números dos dois clubes, não só de um. Assim conseguimos fazer com que as marcas vejam benefício em anunciar com os dois clubes, e assim, geramos mais renda para a economia local”, afirma.
O Gerente de Marketing Ceará Sporting Club, João Costa, lembra que os dois clubes devem caminhar juntos.
“A rivalidade entre os clubes fica dentro do campo. Aqui fora, comercialmente falando, prospectamos juntos o ano, para as duas equipes evoluírem juntas quando o assunto são as receitas”, comenta.
- No Vozão,os principais patrocinadores são: Grupo Zelo, Zenir, Brisanet, Unimed, Betsul, Bmg, Freitas Varejo, Nutrata, Coco Bambu, Maxgrass, Bitci, Brahma, ThermoHuman, Daneve, Volt e Vozão Phone. Já no Fortaleza,os nomes são: Grupo Zelo, Zenir, Brisanet, MRV, Champion, Freitas Varejo, Apodi, Naturágua, Bitci, Brahma, Betsul, Unimed, FTrade e Jaguar Tintas.
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