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Ceará retoma crescimento e apresenta maior alta no Nordeste no consumo nas classes C e D

Por Redação

09/09/2021 11h46

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Impulsionado pelo Norte e Nordeste, consumo das classes C e D cresceu 5% no Brasil em julho

 

O Ceará interrompeu dois meses negativos no consumo nas classes C e D e ainda fechou julho com o maior crescimento entre os três estados do Nordeste, segundo a pesquisa Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander. 

O incremento de 10%, contra 7% de Pernambuco e 3% da Bahia, é uma evolução nos gastos na região, já que todos tinham fechado junho com retração de 3%, 1% e 1%, respectivamente, sobre maio.

O levantamento é realizado mensalmente com objetivo de traçar o perfil do consumidor das classes C e D no Brasil, que teve incremento de 5% nesse período.

No Ceará, os setores mais beneficiados foram Companhias Aéreas (47%), Rede Online (26%), Serviços (25%), Automóveis e Veículos (19%), Hotéis e Motéis (19%), Transporte (15%) e Lojas de Roupas (12%). Entretanto, caíram os gastos com Lojas de Artigos Diversos (-10%), Diversão e Entretenimento (-3%) e Drogaria e Farmácia (-1%).

Quase todas as regiões do País registraram crescimento, mas as que impulsionaram o resultado total foram Norte e Nordeste, com aumento de 23,5% e 8,5%, respectivamente. O Sul avançou 7,7%, enquanto o Sudeste, 3,5%. Já o Centro-Oeste teve leve queda de 0,5%. O levantamento é realizado mensalmente e busca traçar o perfil de consumo das classes C e D.

Segundo Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil, os números de julho consolidam a recuperação no consumo destas classes sociais, dado o histórico dos últimos dois meses. “Tivemos uma leve queda em junho em decorrência de um alto crescimento em maio, principalmente, por conta do Dia das Mães. A tendência é que o segundo semestre mostre uma recuperação mais robusta à medida que a vacinação contra Covid-19 avance e setores da economia que ainda sofreram bastante no primeiro semestre comecem a se recuperar”, diz.

Os setores que mostraram recuperação mais significativa no consumo foram Rede Online (8%), Transportes (7%), Restaurantes (6%), Supermercado (5%), Prestadores de Serviços (5%) e Combustível (5%). Na outra ponta, os gastos que mais caíram foram com Diversão e Entretenimento (-8%).

O levantamento mostra também que o principal gasto no orçamento ainda é em Supermercados (35%), seguindo de Restaurantes (12%) e Lojas de Artigos Diversos (11%), com uma pequena variação entre os meses de junho e julho.

Em julho, 82% dos gastos totais foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a mais em comparação a junho. Observa-se, por exemplo, crescimento de 4% nos gastos em Restaurantes e de 22% em Diversão e Entretenimento.

Em relação ao ticket médio, houve aumento significativo nos setores Rede Online (9%), Transporte (5%), Prestadores de Serviços (3%) e Combustível (2%). Na avaliação da executiva, a inflação dos últimos meses, acima da meta, tem contribuído para esse aumento do ticket médio em alguns itens. “É cada vez mais fundamental o aprimoramento e crescimento da educação financeira também nas classes sociais C e D”, explica.

Os dados completos da pesquisa podem ser consultados no endereço: https://superdigital.com.br/blog/images/Indice_Jul21_Estados.pdf

Sobre a Superdigital

A Superdigital (www.superdigital.com.br) é uma das fintechs do Banco Santander com atuação global. Possui mais de 1,9 milhão de clientes e processa mais de 70 milhões de transações por ano. O propósito da empresa é democratizar os serviços bancários: em apenas cinco minutos, qualquer pessoa pode abrir uma conta e gerenciar sua vida financeira sem burocracias, pelo celular.