Tendência

Ceará RH 2022: Desafios no cenário pós-pandemia e preparação de lideranças nas empresas é tema de painel

Por Redação

19/10/2022 17h15

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

 

O primeiro dia de Ceará RH iniciou com rica programação. Reunidos para falar sobre os desafios e tendências dos recursos humanos no cenário nacional, os mais de 6 mil profissionais tiveram a oportunidade de conferir um painel que buscou apresentar um panorama mundial do setor.

 

Luiz Edmundo Rosa, Diretor de desenvolvimento de pessoas da ABRH Brasil, trouxe as tendências mundiais para o setor de gestão de pessoas. Segundo ele apresentou, o cenário pós-pandemia “acelerou” processos que já eram observados em tiveras partes do mundo.

 

Só no Brasil, 44% dos brasileiros afirmam que tiveram suas carreiras estagnadas por conta da pandemia. Após isso, as pessoas passaram a reavaliar suas escolhas de vida, incluindo o trabalho.

 

“16 milhões de pessoas foram demitidas nos primeiros dois meses de pandemia só nos Estados Unidos. As empresas deixaram um sentimento de abandono mundial, e após isso, estamos vendo um fenômeno de demissões em massa por todo o mundo. Isso demonstra que hoje, bem estar e qualidade de vida está na prioridade do colaborador ”, afirma.

 

Já no cenário nacional, Cézar Almeida, Head da Yevo, lembrou que esses fenômenos globais trouxeram a necessidade de novas lideranças fortes e engajadas. A Workana, empresa dona de uma plataforma multinacional destinada a freelances, realizou uma pesquisa que revelou o peso do home office para muitos profissionais durante a pandemia. A pesquisa mostrou que 43,7% afirmam que o home office teve um impacto psicológico em suas vidas. Para Cézar, os lideres não foram treinados para tal cenário.

 

“Durante a pandemia, tivemos que preparar lideres que estavam pressionados pela empresa e que ainda precisavam cuidar de seus times. Foi um momento de muita tensão, e o que pudemos observar é que esse equilíbrio é cada vez mais necessário para treinar lideres para trazer resultados e cuidar das pessoas”, complementa.

 

Fortaleza ocupa a primeira posição nacional no eixo de Tecnologia e Inovação e o 4º lugar em Empreendedorismo no Ranking Connected Smart Cities 2022. Foi sobre isso que Elisabeth Parente, Diretora da regional Norte d ABRH Ceará, abriu sua parte no painel.

 

Segundo a executiva, ao mesmo tempo em que o estado tem posição privilegiada quando o assunto é inovação, perde com a falta de profissionais qualificados.

 

“Nós como profissionais de recursos humanos, temos o desafio de qualificar essa mão de obra. Além disso, devemos lembrar que esse profissionais estão cada vez mais preocupados em tirar o trabalho do centro da sua vida. Devemos transformar esse ambiente em algo que seja prazeroso para o colaborador, para que assim tenhamos empresas fortes e competitivas”, finalizou.

 

Sobre o evento:

O Ceará RH é o maior congresso de gestão de pessoas do Norte e Nordeste. Chegando a sua nona edição, essa é a primeira pós-pandemia da covid 19. O evento é sediado em Fortaleza e possui uma rica programação. A expectativa é que mais de seis mil pessoas participem nos dois dias de evento.

 

O Ceará RH 2022 agrega profissionais do setor, empresários, entidades de representação de classe, além de estudantes da área de gestão de pessoas. O tema desta edição é “Protagonismo da gestão de pessoas: Incertezas e perspectivas”. Para esta edição, o evento busca repensar os limites do homem e da sociedade.

 

“Estamos vendo o colapso das economias frente às grandes mudanças no mundo moderno das organizações, em busca por transformações comportamentais, o que nos remete a uma nova forma de pensar, uma remodelagem de mindset, na construção de um novo ser para o mundo: volátil, incerto, complexo e ambíguo”, afirma Janet Bezerra, presidente da ABRH Ceará.

 

Entre quase 50 palestrantes, nomes importantes como Luiz Edmundo Rosa, Diretor na ABH Brasil; Marcelo Minutti, pesquisador das áreas de inovação e estratégia; Luiz Lobão, especialista em governança corporativa; e Alana Navaro, gerente regional de gente e gestão da Ambev debatem temas como: liderança, diversidade, iniciativas ES, saúde mental e bem-estar.

 

Confira também: 

Ceará RH 2022: Marcelo Minutti palestra sobre liderança ambidestra e inovação