O Ceará RH 2022 chegou ao fim, e no seu ultimo dia, Hílario Andrade, Diretor Executivo de Recusros Humanos para Metais Básicos na Anglo American Latam, apresentou uma inspiradora palestra sobre o papel da liderança do futuro.
Segundo o palestrante, a pandemia acelerou a transformação digital e, com ela, o papel das lideranças também mudou. Com equipes a distância, o auxílio de ferramentas e o surgimento de novas demandas, ficou ainda mais evidente a necessidade do desenvolvimento constante de habilidades técnicas e principalmente socioemocionais.
“Para garantir os resultados nesse período, as lideranças precisaram se adequar para se sobressair em um cenário não-planejado. Com isso, a necessidade de ter as soft skills do futuro amplamente desenvolvidas se tornou ainda mais evidente”, afirma.
Hílario lembra que, para atender a essas novas demandas, os profissionais e as organizações devem atentar-se para o desenvolvimento de habilidades inerentes ao líder do futuro.
“Os gestores precisam ser cada vez mais inovadoras, conscientes, flexíveis e colaborativos para atender às expectativas da sociedade, incorporar os benefícios da tecnologia e agir de forma cada vez mais rápida às mudanças, formando um ambiente propício ao crescimento sustentável, capaz de reter os talentos da nova geração e promover a competitividade da organização”, lembra o executivo.
As constantes transformações do mercado e no comportamento das pessoas exigem que as empresas se reinventem, adotando novas tecnologias e estratégias. Segundo Hílario, a adaptação para a liderança remota, por exemplo, surgiu como uma prática fundamental nesses tempos. Portanto, harmonizar as novidades com os métodos tradicionais de trabalho e modelos de gestão, como a gestão horizontal, é um diferencial que não pode ser ignorado.
“Um dos maiores desafios da liderança na atualidade é fazer com que a transformação digital traga mais humanização para a empresa. Afinal, estamos em uma época na qual os recursos ficam cada vez mais automatizados. Sendo assim, a liderança do futuro é uma mistura de processos e tarefas automatizadas, que devem ser aliadas a uma gestão criativa, inovadora e flexível”, finaliza.
Sobre o evento:
O Ceará RH é o maior congresso de gestão de pessoas do Norte e Nordeste. Chegando a sua nona edição, essa é a primeira pós-pandemia da covid 19. O evento é sediado em Fortaleza e possui uma rica programação. A expectativa é que mais de seis mil pessoas participem nos dois dias de evento.
O Ceará RH 2022 agrega profissionais do setor, empresários, entidades de representação de classe, além de estudantes da área de gestão de pessoas. O tema desta edição é “Protagonismo da gestão de pessoas: Incertezas e perspectivas”. Para esta edição, o evento busca repensar os limites do homem e da sociedade.
“Estamos vendo o colapso das economias frente às grandes mudanças no mundo moderno das organizações, em busca por transformações comportamentais, o que nos remete a uma nova forma de pensar, uma remodelagem de mindset, na construção de um novo ser para o mundo: volátil, incerto, complexo e ambíguo”, afirma Janet Bezerra, presidente da ABRH Ceará.
Entre quase 50 palestrantes, nomes importantes como Luiz Edmundo Rosa, Diretor na ABH Brasil; Marcelo Minutti, pesquisador das áreas de inovação e estratégia; Luiz Lobão, especialista em governança corporativa; e Alana Navaro, gerente regional de gente e gestão da Ambev debatem temas como: liderança, diversidade, iniciativas ES, saúde mental e bem-estar.
Confira também: