Evento reuniu mais de duas mil pessoas em dois dias de imersão na área de recursos humanos
Chegou ao fim a décima edição do CearáRH, maior evento da área de recursos humanos do Norte e Nordeste, que reuniu grandes nomes locais e nacionais com foco na área de gestão de pessoas, em Fortaleza, no Ceará.
Com realização da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Ceará (ABRH- CE), o congresso teve como tema “Pessoas que desenvolvem pessoas, reinventam negócios”. Foram mais de duas mil pessoas entre participantes, expositores e palestrantes.
No primeiro dia, a palestra de abertura ficou por conta de Alexandre Slivnik. Autor do best-seller ‘O Poder da Atitude’, o diretor executivo do IBEX em Orlando é uma referência em Treinamento e Desenvolvimento.
Com mais de 20 anos de experiência, o profissional abriu os trabalhos no congresso com sua palestra “A busca de excelência – Pessoas que desenvolvem pessoas, reinventam negocios”. Segundo o palestrante, é essencial que líderes tenham três pilares bem definidos para adquirir uma liderança de sucesso.
“Persiga o conhecimento como você persegue o sucesso. Porque os principais pilares da gestão de excelência são: Tratar bem, contratar bem e treinar bem”, afirmou.
O palestrante afirmou que o encantamento do cliente externo é consequência do encantamento interno, ou seja, é preciso estimular os times para que o resultado do trabalho seja satisfatório. E que os líderes devem ser exemplos de transformação para os seus liderados.
Alexandre apresentou o conceito da filosofia africana ‘Ubuntu’, que consiste em acreditar que cooperando se consegue a harmonia, já que se consegue a felicidade de todos. E que os líderes devem trabalhar para seu time estar em constante felicidade.
Marcelo Pirani seguiu com os conteúdos com a palestra “O poder de ter poder”. O renomado palestrante e consultor em educação corporativa há mais de 15 anos trouxe reflexões sobre a importância do líder se comunicar bem para abrir uma via de comunicação direta com seu time.
“Ter poder está ligado à comunicação que eu dou às pessoas, mostrando porque elas são importantes. O trabalho do líder é prestar atenção nas pessoas. Só assim, é possível ter uma boa relação com os liderados”, comentou.
Segundo o palestrante, existem competências importantes para a boa comunicação do líder:
Comunicação
Organização
Trabalho em equipe
Pensamento crítico
Auto responsabilidade
Flexibilidade
Criatividade
Senso de urgência
Aprender continuamente
O painel “Eu, tu, nós” trouxe Gabriela Augusto, Fundadora e Diretora da Consultoria Transcendemos, Renata Simões, Gestora de Delivery da Lanlink, e Mitchele Meira, Secretária de Diversidade do Governo do Estado do Ceará, para compartilhar perspectivas sobre identidade, diversidade e autenticidade.
As líderes reafirmaram a importância de um mercado de trabalho mais justo e igualitário. Uma pesquisa realizada pela organização Mais Diversidade, divulgada pela CNN, mostra que a maioria da população LGBTQIA+ não se sente segura para falar sobre sua orientação sexual no trabalho.
Ao todo, 54% dos entrevistados disseram que o tema da identidade de gênero e da sexualidade são distantes.
As painelistas reforçaram a importância de uma união entre o poder público e o poder privado. Que não adianta colocar a população LGBT no mercado de trabalho, se esses locais não forem realmente inclusivos.
Luciano Melo trouxe para o CearáRH a palestra “Liderança Exponencial”. O empresário, professor universitário, consultor empresarial, articulista e escritor falou sobre as organizações insurgentes.
Segundo o palestrante, organizações insurgentes trazem potencialmente energia empreendedora para suas equipes. E o RH insurgente deve focar em pessoas que geram negócios, porque, consequentemente, essas pessoas geram riquezas.
“O valor de empresas incumbentes está nos ativos. Já nas empresas insurgentes, o valor está na capacidade de gerar valor”, citou.
Dr. Marco Cantero, médico especializado em Medicina do Trabalho, Ginecologia & Obstetrícia e Medicina Aeroespacial trouxe para o CearáRH a palestra ‘VOCÊ VIVERÁ 100 ANOS!!’, que traz uma abordagem moderna sobre o aumento da Expectativa de Vida com autonomia e bem estar.
O palestrante mostrou como o estilo de vida e os avanços da Ciência desde o século XIX até o futuro próximo estão nos levando a longevidade acima dos 100 anos.
“Como conquistar esses avanços? Como ser produtivo e realizado hoje e amanhã?”, indagou o médico
Susanna Marchioni, CEO da Planet Smart City no Brasil, e Andréa Nogueira, Conselheira de Administração e Diretora de Gente, Gestão e Sustentabilidade da M. Dias Branco, estiveram no palco do CearáRH compartilhando suas visões com a palestra ‘O RH como motor estratégico para impulsionar mudanças nas empresas’.
“Toda empresa tem uma razão de propósito. Mas, com certeza, se o negócio existe, ele tem um objetivo. Então, que possamos descobrir que propósito é esse e ajudemos a disseminar esse propósito”, comentou Andréa Nogueira.
Eduardo Zugaib, renomado escritor, palestrante e educador corporativo em comunicação e liderança deu uma palestra inspiradora sobre ‘Comunicação Estratégica e seu Impacto na Cultura e Engajamento’.
Segundo o palestrante, problemas relacionados à comunicação afetam cerca de 76% das empresas. Que, apesar do aumento da tecnologia, a comunicação continua falha.
“Ferramentas e tecnologias aliadas à comunicação para aperfeiçoar o contato”, comentou.
Na palestra de encerramento, Rafael Cortez, jornalista com quase 30 anos de experiência nas artes, trouxe sua visão para a palestra ‘Atitude Transformadora’.
De forma muito descontraída, Rafael mostrou vários momentos da sua vida, onde teve atitudes que a transformaram. O palestrante mostrou como um pouco de iniciativa, ousadia e ação fazem a diferença na vida profissional.