Jovens compartilham os detalhes do processo de participação e produção do projeto apresentado
Bernardo Barbosa e Mateus Lima de Sousa, dois jovens estudantes cearenses, participaram da mais recente edição do Young Lions Brasil, um dos principais programas de incentivo à criatividade e inovação do setor de comunicação e marketing, que tem ajudado a revelar grandes talentos brasileiros.
Em entrevista ao Nosso Meio, Bernardo Barbosa compartilhou os detalhes do processo de participação e produção do projeto apresentado. O jovem estudante de publicidade e propaganda comentou que a motivação para se inscrever veio de um podcast de entrevistas.
“O que me motivou a me inscrever foi um podcast, onde o Daniel Oxenberg entrevista pessoas do mercado, e um dos pontos em comum das pessoas que são muito bem sucedidas é justamente já terem sido vencedores do Young Lions, então, observando isso, eu tive vontade de participar para ver se eu conseguia atingir pelo menos um resultado significativo”, comenta.
Entre os maiores desafios enfrentados, Bernardo afirma que o pouco tempo para desenvolver e entregar o projeto foi onde a equipe mais teve dificuldades.
“Os maiores desafios foram principalmente o tempo, porque a gente só teve uma semana para desenvolver o nosso projeto e conciliar essa semana com estágio e faculdade foi bem complicado. Conciliar as obrigações do dia a dia ainda com as tarefas da competição foi o nosso principal desafio, com certeza”, cita.
A dinâmica com Mateus Lima, parceiro de equipe no projeto, se completaram. Enquanto Bernardo ficava com a parte das ideias criativas, Mateus tinha a função de trazer dados e pesquisas.
“A dinâmica de trabalho foi muito interessante porque eu normalmente costumo atuar como diretor de arte e o Matheus como planner. Eu senti que tinha uma sintonia muito bacana justamente por se completar, né? Essas duas áreas complementam. Eu sinto que teria sido menos viável chegar onde a gente chegou sem ter tido uma base mais sólida de fatos, mesmo, de dados e toda essa pesquisa que ele trouxe para dar respaldo pra gente”, afirma.
Bernardo afirma que participar do Young Lions Brasil foi uma experiência profissional enriquecedora. Segundo o estudante, foi essencial entender a importância das pesquisas e dados para propor um projeto assertivo, além de compreender sobre tempo de produção e entrega do projeto. Além disso, a paciência para aguardar o resultado foi o que o estudante afirma ter sido mais testada.
“A sensação de ter sido selecionado como finalista, pra mim, no dia que eu vi, foi como se eu tivesse ganho uma Copa do Mundo. Porque eu não esperava de jeito nenhum. A gente sempre fica com uma pulga atrás da orelha porque, pra gente que é de Fortaleza, do Nordeste, competir com pessoas do Brasil inteiro, né? São Paulo, Rio… é uma realidade muito distante. Foi uma afirmação muito positiva pra gente, a gente ficou muito feliz mesmo”, finaliza.