Plataformas de vídeos curtos e com vários formatos são as preferidas para a viralização dos famosos “memes”
O humor é um dos traços mais marcantes da cultura cearense. Ao longo dos anos, a comédia vem se moldando a cada nova geração e com a popularização da internet, isso se tornou marca registrada no mundo digital.
Atualmente, as redes sociais mais usadas para buscar esse tipo de conteúdo são o Instagram e o TikTok, plataformas de vídeos curtos e com vários formatos. Muitas pessoas acabaram viralizando nesses aplicativos, por terem sido gravados em situações inusitadas, onde nem sequer poderiam imaginar que aquilo as transformaria em pessoas conhecidas. São os chamados ‘’memes’’ que, diariamente, fazem com que pessoas vejam este tipo de produção na internet. Sejam se atrasando para o Enem, voltando para casa depois de um show ou até mesmo contando uma história da sua vida com uma pitadinha de humor.
Um desses exemplos é o perfil Fortaleza Ordinária. Criado em 2018, o perfil possui quase 2 milhões de seguidores nas redes sociais (instagram, facebok, twitter, youtube e tik tok). Iniciou seu projeto com conteúdo 100% autoral, mas atualmente tem cerca de 95% do conteúdo postado nas redes sociais pelos próprios seguidores, que se tornam colaboradores espontâneos com seus smartphones, explica Diego Jovino, criador da página.
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“As temáticas da cidade chamam a atenção dos leitores. Um ônibus lotado ou uma passeada pelo centro da cidade, sempre viram pautas bem humoradas e a cara do cearense”, afirma Diego Jovino.
Outro perfil de sucesso é o da digital influencer Mila Costa. O perfil começou na época em que era concurseira e agora conta com mais de 220 mil seguidores, entre eles, ninguém menos do que a campeã do BBB 21, a também ex-concurseira, Juliette Freire.
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“Me inspira muito que as pessoas me escrevem dizendo que é legal me ver, pois se sentem melhor. O que me inspira é fazer as pessoas felizes, eu me sinto muito bem. É como se eu sempre colocasse meus pés no chão, me transformando em uma pessoa cada vez mais real e normal”, pontua.
As #publis não são raras e agora são a fonte de renda dela, que já negou propostas para voltar à vida como empregada de empresa privada. Formadora de opinião, Mila diz que ama o que faz e diz não ser fácil, mas revela que se redescobriu fazendo esses tipos de conteúdos.
O “Meu País Ceará” também está no hall da fama cearense. Atualmente, suas páginas acumulam um total de 460 mil seguidores no Facebook e Instagram. A página é uma criação dos jovens fortalezenses Talita Gomes e Wecton Rivas.
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“Sempre inventamos coisas juntos. Em 2017, a Talita teve a ideia de criarmos uma página local no Facebook, onde a gente pudesse falar de coisas referentes ao nosso estado usando a linguagem do cearense, eu de cara já achei muito massa. Então busquei por um nome que fosse novo e que representasse bem a nossa proposta. Como eu já estava há alguns anos rodando pela internet, vi que era costume de alguns internautas referir-se à sua cidade/estado como um país, então daí surgiu o nome Meu País Ceará”, relembra Wecton.
O cearense Yarley, de 20 anos, tem mais de 5 milhões de seguidores no Instagram e outros 215 mil no TikTok. Junto com a irmã Rayssa, de 10 anos, viralizaram na internet com o bordão “trava na beleza”.
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O ‘trava na beleza’ foi por causa do preconceito que ela estava sofrendo na escola. Ela não aceitava o cabelo e o corpo dela, achei estranho, porque ela só tinha oito anos. Falei: ‘Você vai fazer tudo o que eu mandar. Quero cara de garota, pose de garota’. Ela começou a fazer caras e bocas e viralizou”, lembra o influencer.
Yarley brinca que ele e a irmã parecem “gêmeas”, porque adoram aparecer. Graças ao sucesso nas redes, ele conseguiu arcar com as despesas de casa e aposentar a mãe. Há pouco mais de um ano, ela trabalhava como auxiliar de serviços gerais e faxineira.
TENDENCIA 2022:
O relatório Tendências e Previsões de Mídia 2022, elaborado pela Kantar Ibope, mostrou que os investimentos em mídia digital aumentaram em 2021 e devem continuar crescendo em 2022.
Os investimentos em conteúdos de influenciadores ajudam a impulsionar esse crescimento: em 2021, eles cresceram 64%, e em 2022 devem crescer 71%. Esses dados deixam claro que o marketing de influência é uma das principais estratégias das empresas, ao lado de outros importantes canais como publicidade em vídeos online e stories nas redes sociais.
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