Mercado

Cearenses lideraram o pagamento de dívidas negativadas na região Nordeste em maio, aponta Serasa Experian

Por Redação

18/09/2023 10h10

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Análise nacional revelou que contas com valor superior a R$ 10 mil foram as mais contempladas em até 60 dias do mês de referência

Dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian mostraram que, das dívidas negativadas em maio, 67,4% foram pagas por consumidores do Ceará em até 60 dias após este mês de referência, se destacando o estado com o maior percentual da região Nordeste. Em todo o Brasil, foram 61,5% de contas regularizadas por consumidores inadimplentes em até 60 dias após a negativação, ocorrida em maio. Isso representa um aumento de 11,4% nos pagamentos em comparação com o mesmo período de 2022.

“Os programas de renegociação chegam como uma oportunidade para os brasileiros endividados, viabilizando a quitação de débitos e auxiliando na recuperação da saúde financeira. Mas é fundamental que após essa reestruturação, os consumidores se tornem mais conscientes na hora de adquirir novos compromissos financeiros e priorizem a educação financeira”, defende Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

A análise setorial revelou que encargos adquiridos em “Bancos e Cartões” foram os mais liquidados. Em sequência estava o segmento de “Utilities”, ambos priorizados por estarem relacionados a serviços indispensáveis, como acesso ao crédito, e água, luz e gás. Confira no gráfico abaixo os dados completos sobre a evolução da quitação por setor:

Ainda segundo o levantamento, os passivos financeiros contraídos em maio com valor acima de R$ 10 mil foram os mais recuperados por consumidores inadimplentes em até 60 dias após a negativação.

“Geralmente associados ao financiamento de bens, as pessoas têm a tendência de cumprir compromissos mais caros de forma mais diligente visando evitar a perda do seu patrimônio” explica Luiz Rabi

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

Confira também:

No meio de Fortaleza: confira os principais eventos da semana

Unifor é a melhor universidade privada do N/NE segundo ranking internacional QS Latin America & The Caribbean 2023

I Seminário Nacional de Estágio é realizado em comemoração aos 15 anos da Lei do Estágio