Documento foi desenvolvido por dois grupos de trabalho para promover um mercado publicitário mais equilibrado e sustentável
Diante das transformações que ocorrem no atual mercado publicitário, o Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário do Conselho Executivo das Normas-padrão (Cenp) lançou, no dia 3 de dezembro, o Pacto Cenp, um guia de boas práticas para o equilíbrio e a sustentabilidade da indústria. O evento ocorreu no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, e reuniu 150 lideranças do mercado publicitário, representantes de diferentes elos da nossa indústria, incluindo agências de publicidade, anunciantes, veículos de comunicação e elos digitais, além de lideranças de entidades que compõe o Cenp.
O Pacto Cenp foi desenvolvido por dois grupos de trabalho, com focos específicos, sem deixar de lado pontos de convergência e intersecção. As discussões foram divididas em dois grandes temas (Relações Sustentáveis entre os Agentes do Ecossistema e Boas Práticas em Planos de Incentivo) e contou com a participação equânime de representantes dos quatro pilares que formam o Cenp (agências de publicidade, veículos de comunicação, anunciantes e elos digitais). Confira abaixo os componentes de cada grupo:
- Relações Sustentáveis entre os Agentes do Ecossistema
- Antonio Fadiga (Artplan)
- Daniel Queirorz (Grupo Duca)
- José Calazans (Record TV)
- Juliana Mia Fujihira (SBT)
- Lívia Duarte de Barros Scoralick (Grupo Boticário)
- Marcos Frade (Bazar da Mídia)
- Paulo Cesar Soares Itabaiana (Record TV)
- Rafael Magdalena (US Media)
- Boas Práticas em Planos de Incentivo
- Aline Rosé Nabboni (Natura&Co)
- Amanda Magaly de Andrade (Band)
- Edu Simon (Galeria)
- Enrico Giannelli (Resenha Digital Clube)
- Fred Muller (Team Copa Dentsu)
- Marcio Santoro (Africa)
- Paulo Carneiro (Coty)
- Victor Sofiati (L’Oreal)
Ao longo de 18 meses, o Cenp promoveu discussões com as lideranças de cada pilar, que elegeram os quatro temas centrais considerados os mais críticos da cadeia produtiva da indústria publicitária, sendo eles: Concorrências, Transparência nos Processos, Sustentabilidade Financeira e Planos de Incentivo. Segundo Luiz Lara, presidente do Cenp, o material produzido a partir dessas discussões não busca impor regras, mas oferecer um ponto de partida para que a indústria evolua de forma sustentável e ética, respeitando as demandas de um mercado em constante transformação.
“Esse acordo é mais do que um conjunto de diretrizes, é um convite a um diálogo contínuo entre os protagonistas do mercado frente à crescente integração entre marketing e negócios, e a pressão dos mais variados stakeholders”, pontua Luiz.
Campanha de lançamento do Pacto Cenp
Para ara o lançamento e divulgação do Pacto Cenp, a AlmapBBDO, agência probono do Cenp, criou uma campanha que explica o Pacto Cenp, como também o funcionamento da autorregulação em si. A campanha nacional conta com peças criadas para mídia impressa, digital e OOH. A primeira fase da campanha já está no ar desde o dia 9 de dezembro e seguirá até 15 de janeiro, já a segunda fase inicia em 20 de janeiro. Confira abaixo um dos vídeos da campanha: