O estudo realizado pelo Cenp-Meios levantou que são investidos 1,22 bilhão de reais em propaganda na região, o que representa 4,6% do valor total
Segundo o painel, em 2024, os investimentos do mercado brasileiro em mídia atingiram 26,3 bilhões de reais – um avanço significativo em relação o ano anterior que foi de 12,17%. Já a região Sudeste concentrou 19,6% desse avanço, seguida pelo nordeste (4,6%), Sul (3,6%), Centro-Oeste (2,8%) e norte (1,1%).
No Nordeste, os investimentos na área somaram 1,22 bilhão de reais, acompanhando a tendência nacional de alta. Os dados fazem parte da pesquisa Cenp-Meios, do Cenp, Fórum de Autorregulamentação do Mercado Publicitário. Esse desempenho reflete a confiança de empresas e organizações de todo o país na publicidade como ferramenta de impulsionamento do consumo e da economia e de fortalecimento das marcas.
Os dados compilados pelo Cenp-Meios referem-se aos espaços publicitários efetivamente comprados por 339 agências de todo o país ao longo de 2024. São dados dos PIs (Pedido de Inserção), executados pelos veículos e consolidados por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo.
Uma série de fatores contribuíram para o crescimento dos investimentos publicitários em ritmo quase quatro vezes superior ao da expansão do PIB: A chegada de novos anunciantes estrangeiros, com destaque para as montadoras de automóveis chinesas, os Jogos Olímpicos de Paris e o fato de 2024 ter sido um ano eleitoral. As datas estratégicas do varejo – Black Friday e Natal – também colaboraram para esse resultado. No ano, as veiculações nacionais responderam por 68,2% do total investido.
“O crescimento das verbas publicitárias em 2024 mostra, mais uma vez, a vitalidade da nossa indústria e o papel estratégico da publicidade como propulsora do crescimento do país. Trata-se de um setor que impulsiona uma cadeia de diversos outros segmentos, gera milhares de empregos e estimula o consumo, o que reforça a confiança das empresas em investir para se conectar com os consumidores. É um setor resiliente e dinâmico, que se reinventa no ritmo das mudanças do mercado e da sociedade”, diz Luiz Lara, presidente do Cenp.
Em seu oitavo ano de realização, o Cenp-Meios foi monitorado pelo Núcleo de Qualificação Técnica – NQT, organismo estatutário especializado no setor de pesquisa, mídia, circulação e métricas, composto por representantes de Anunciantes, Agências, Elos Digitais e Veículos de Comunicação. O Cenp-Meios contou ainda com a aferição da KPMG, responsável pela análise de integridade e pela segurança do sistema.